
Bahia registra 462 casos de Covid-19 e 106 pessoas curadas

A Bahia registra 462 casos confirmados do novo coronavĂrus (Covid-19), o que representa 4,99% do total de casos notificados. AtĂŠ o momento, 2.511 casos foram descartados e houve 14 Ăłbitos, sendo dez do municĂpio de Salvador e quatro nos municĂpios de Lauro de Freitas (1), Itapetinga (1), Utinga (1) e Adustina (1). O 14Âş Ăłbito ĂŠ de uma mulher de 51 anos, residente em Salvador e com histĂłrico de hipertensĂŁo e diabetes. Ela estava internada desde 25 de março em um hospital da rede privada da capital e veio a falecer hoje (7).
Este número contabiliza todos os registros de janeiro atÊ as 17 horas desta terça-feira (7). Ao todo, 106 pessoas estão recuperadas e 51 encontram-se internadas, sendo 29 em UTI. Estes dados representam notificaçþes oficiais compiladas pelo Centro de Informaçþes EstratÊgicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.
Os casos confirmados estĂŁo distribuĂdos em 51 municĂpios do estado, com maior proporção em Salvador (58,01%). A mediana de idade ĂŠ 40 anos, variando de 4 dias a 96 anos. A faixa etĂĄria mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 27,71% do total. PorĂŠm, o coeficiente de incidĂŞncia por 100 mil habitantes foi maior na faixa de 50 a 59 anos (5,92/100.000 hab), indicando o maior risco de adoecer nessa faixa etĂĄria.
Ressaltamos que os nĂşmeros sĂŁo dinâmicos e, na medida em que as investigaçþes clĂnicas e epidemiolĂłgicas avançam, os casos sĂŁo reavaliados, sendo passĂveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informaçþes em saude.ba.gov.br/coronavirus.
Para acessar o boletim completo, clique aqui.
As unidades de saĂşde devem realizar a coleta de amostras somente quando o caso suspeito de Covid-19 se enquadrar nos critĂŠrios abaixo:
1. Pacientes com sinais de gravidade, SĂndrome RespiratĂłria Aguda Grave (SRAG) ou internados;
2. Pacientes sem sinais de gravidade contactantes de caso de COVID-19 suspeito ou confirmado, ou com histĂłrico de viagem recente ao exterior em paĂses com circulação do SARS-CoV2, e regiĂľes do paĂs com transmissĂŁo comunitĂĄria sustentada;;
3. Profissionais de saĂşde com sintomas respiratĂłrios suspeitos de COVID-19;
4. Gestantes com sintomas respiratĂłrios suspeitos de COVID-19;
5. Pessoas com febre, suspeitas de infecção, triadas nos Aeroportos, Portos e nas Estradas.
Observação: pacientes que não se enquadrem nas situaçþes acima não têm indicação para coleta de amostras.
0 ComentĂĄrios