
Entre os dias 17 e 23 de abril, moradores de Irecê e região receberão um mutirão de saúde que realizará de forma gratuita cerca de 7.500 exames diagnósticos e clínicos. O evento contará com a participação de mais de 30 médicos e técnicos voluntários.
“É com satisfação que mais um ano nos mobilizamos para promover saúde e bem-estar, levando informação e atenção para populações mais vulneráveis, com foco em prevenção”, comenta Daniel Périgo, gerente de um dos grupos responsáveis pelo mutirão.
As carretas e pontos de atendimentos serão instalados no centro de Irecê pela ONG “Voluntários do Sertão” para facilitar a população carente que vive em bairros mais periféricos e em localidades próximas terem acesso ao atendimento. Os interessados devem comparecer ao local portando cartão dos SUS e documento de identidade com foto das 8h às 17h30.
A maioria dos exames ofertados nesta edição são os de análises clínicas – que cumprem um importante papel na prevenção e identificação de patologias, entre elas a sífilis, doença sexualmente transmissível que vem aumentando no Brasil, e a doença de Chagas, enfermidade silenciosa que pode trazer sérias complicações quando não diagnosticada e tratada corretamente. Durante os sete dias de atendimentos serão realizados 5.350 exames laboratoriais.
Também serão ofertados exames de hemograma, antígeno prostático específico (PSA) – fundamental para identificar e monitorar o câncer de próstata –, além de outros relacionados à função hepática, e o beta HCG, que sinaliza ocorrências de gravidez.
Entre os exames de imagem, estão previstos mais de 300 mamografias, 1.300 ultrassonografias e 300 exames de densitometria óssea, além de eletrocardiogramas, colposcopias, vulvoscopias e cirurgias de alta frequência (CAF).
0 Comentários