
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será recebido pelo Papa Leão XIV na segunda-feira (13), conforme comunicado divulgado pelo Vaticano. Com esse encontro, Lula se tornará o único chefe de Estado brasileiro a ter se reunido com os quatro últimos papas: João Paulo II, Bento XVI, Francisco e agora Leão XIV.
O presidente embarca na tarde deste sábado (11) para Roma, onde participará do Fórum Mundial da Alimentação, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Segundo o Itamaraty, Lula participará da cerimônia de abertura e da reunião presencial do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
Durante a viagem, também está prevista a inauguração do espaço que abrigará os mecanismos de apoio da Aliança Global. O retorno ao Brasil está programado para a própria segunda-feira.
Integrantes da comitiva presidencial afirmam que Lula pretende aproveitar o evento para destacar avanços no combate à fome no Brasil. Segundo relatório recente da ONU, o país voltou a sair do mapa da fome, com menos de 2,5% da população em situação de subalimentação.
A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza foi uma iniciativa proposta pelo governo brasileiro durante a presidência do G20. O projeto busca fortalecer políticas de erradicação da fome, redução da pobreza e diminuição das desigualdades sociais em escala internacional.
0 Comentários