
O Banco Central vai implementar mudanças no funcionamento do PIX com o objetivo de fortalecer a segurança do sistema e evitar fraudes e vazamentos de dados. A instituição espera efetivar parte dessas melhorias ainda em 2022.
Uma das alteraçþes visa ampliar a responsabilidade das instituiçþes financeiras em relação às regras de segurança com a criação de uma barreira suplementar de segurança para evitar vazamentos de dados.
Outra mudança serĂĄ a criação de marcadores especĂficos nas notificaçþes quando houver suspeita de fraudes, como a utilização de contas laranja e de falsidade ideolĂłgica.
O plano foi anunciado em setembro deste ano, durante a última reunião do Fórum PIX. Com a participação de diversos agentes do mercado financeiro brasileiro, o evento discutiu o funcionamento e a segurança do sistema de pagamentos instantâneos.
“As medidas propostas no FĂłrum PIX estĂŁo sendo discutidas e aprimoradas internamente. Seus contornos definitivos dependem ainda da apreciação das ĂĄreas tĂŠcnicas do BC, alĂŠm da avaliação pela Diretoria Colegiada e outras instâncias decisĂłrias. Por isso, neste momento, nĂŁo hĂĄ um cronograma para a publicação e vigĂŞncia de eventuais medidas”, informou o Banco Central.
0 ComentĂĄrios