Últimas

6/recent/ticker-posts

Avião volta para Salvador após passageiro causar tumulto ao se recusar usar máscara

 


Um tumulto causado pela recusa de um passageiro em utilizar a máscara de proteção, em meio à pandemia do novo coronavírus, forçou o comandante de uma aeronave da Gol, que saía de Salvador em direção a Brasília, a dar meia volta para a capital baiana, na manhã deste sábado, 6.

A aeronave, identificada como GLO1865, decolou de Salvador às 6h10 (horário de Brasília) com destino ao Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek, contando com mais de 160 passageiros. Após decolagem, os passageiros se irritaram com a postura de um homem, cujo nome não foi identificado, que se recusava a utilizar a máscara, segundo o Correio Braziliense.

Durante as discussões e troca de ofensas entre os passageiros, os comissários de bordo foram até o homem, que insistiu em permanecer sem máscara.

“Deu muita confusão. Depois que o capitão insistiu pelo uso da máscara e não obteve sucesso, as comissárias avisaram que teríamos que voltar para Salvador para abastecer e para que o homem fosse conduzido para fora. Nessa hora, muitos já estavam xingando e se levantando”, contou a estudante de medicina Victoria Silva Pinto, de 23 anos, ao Correio Braziliense.

Segundo a estudante, o comandante chegou a frisar nos alto-falantes a importância do uso do item, para a proteção de todos no local.

Os passageiros mais próximos do homem disseram à reportagem que ele justificava que não utilizaria a máscara porque possuía um vídeo onde o presidente da república, Jair Bolsonaro (sem partido), afirma que o uso do item era dispensável. Ele teria afirmado, ainda, que por possuir rinite, não iria utilizá-la. No entanto, a motivação ainda não foi confirmada.

Após o avião pousar na capital baiana, a Polícia Federal (PF) foi acionada para conduzir o passageiro para fora. Só então, segundo o relato da jovem, que ele passou a utilizar a proteção. “Ele finalmente colocou a máscara quando a polícia entrou. Mas mesmo assim, demorou a se levantar. Depois, ele ainda deu dedo para um outro passageiro e agrediu aquele que o denunciou. A polícia ainda voltou para pegar o testemunho do homem que foi agredido”, afirmou ela durante a entrevista ao veículo.

Através dos vídeos, gravados por ela, é possível visualizar a discussão entre os passageiros e o homem sendo escoltado pela PF.

Com o término da confusão, o voo decolou novamente às 8h27 e pousou às 10h01. Confira a íntegra do comunicado da companhia aérea da Gol enviado ao Correio Braziliense:

“A GOL informa que o voo G3 1865 (Salvador – Brasília) precisou retornar ao Aeroporto de Salvador, logo após a decolagem, por um passageiro se recusar a usar máscara durante o voo.

A empresa ressalta que, após o desembarque do passageiro, o restante dos Clientes seguiram viagem normalmente, com previsão de pouso às 13 horas no Aeroporto de Brasília.

A GOL reforça que o uso de máscaras é uma questão de segurança coletiva e que foi a primeira Companhia a adotar a prática para todos os Clientes nos voos em operação, sendo o uso de máscaras obrigatório para todos, com raras exceções”, pontuou a nota.

Postar um comentário

0 Comentários