Últimas

6/recent/ticker-posts

Salvador deve iniciar vacinação contra coronavírus na quarta-feira (20)

 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil



O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), disse que a capital baiana deve iniciar a vacinação contra o coronavírus, nesta quarta-feira (20). A expectativa é que todas as doses recebidas sejam aplicadas no mesmo dia no grupo prioritário.

Segundo o democrata, as doses da vacina serão distribuídas de forma proporcional entre os estados, levando em consideração o número de pessoas que se enquadram nos critérios do primeiro grupo prioritário. No entanto, ainda não foi divulgado o número preciso de doses que Salvador deve receber nesta segunda-feira (18).

“Inicialmente, são oito milhões de doses, que serão distribuídas para os estados na proporção do público prioritário de cada local. Salvador, como tem naturalmente 572 mil pessoas componentes desse público, receberia as doses nessa proporção. A cidade está preparada e nossa expectativa é iniciar a vacinação, já no dia 20, com a primeira dose disponibilizada. Temos a capacidade para atender universo de 100 mil pessoas por dia. Dispomos dos freezers, veículos para distribuição nas unidades de saúde, além de mais de um milhão de seringas e agulhas para aplicação”, afirmou o chefe do Executivo municipal soteropolitano.

Foto: Raphael Minho/bahia.ba
Foto: Raphael Minho/bahia.ba

 

Bruno Reis participou na manhã desta quinta-feira (14) de uma reunião com outros prefeitos e com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para discutir o plano nacional de imunização contra a Covid-19. De acordo com o prefeito, a expectativa é que as vacinas CoronaVac e a Pfizer sejam aprovadas neste domingo (17) pela Anvisa e distribuídas para os estados já na segunda-feira (18). A previsão é que nesta terça-feira (19) o Ministério da Saúde realize uma cerimônia em Brasília e na quarta-feira (20), às 10h, inicie simultaneamente a vacinação em todo o país.

O prefeito ainda revelou que não descarta adquirir vacinas com os recursos da prefeitura com o objetivo de intensificar a velocidade da imunização. “Peço à população que confie na prefeitura. Faremos tudo de forma organizada, e esperamos virar em breve essa triste página de nossa história”, salientou.

Plano municipal
A Prefeitura de Salvador seguirá as recomendações do Ministério da Saúde e vai priorizar, na primeira fase, os trabalhadores da saúde, a população idosa com idade igual ou superior a 75 anos, idosos com a partir de 60 anos que vivem em instituições de acolhimento (a exemplo dos abrigos), indígenas, aldeados e comunidades ribeirinhas.

Na segunda fase, está prevista a vacinação de pessoas com idade entre 60 e 74 anos. Para a terceira fase, a meta é imunizar pessoas com comorbidades crônicas, transplantados e obesos. Já a quarta fase será voltada para trabalhadores da educação, pessoas com deficiência severa, membros das forças armadas e salvamento, funcionários do sistema de privação de liberdade, trabalhadores do transporte coletivo, transportadores rodoviários de carga e população privada de liberdade.

No total, o público a ser vacinado nas quatro fases e nos 12 distritos sanitários de Salvador é de 571.847, a maior parte pessoas idosas entre 60 e 74 anos (185.556), seguidos daqueles com comorbidades (149.068) e trabalhadores da área da saúde (102.997).

Postar um comentário

0 Comentários