
A Secretaria Municipal de SaĂşde (SMS) emitiu uma nota para informar a população sobre a Febre Amarela, destacando que atĂŠ o momento nĂŁo hĂĄ registros de casos da doença em Santo AntĂ´nio de Jesus. Na nota, a SMS ressalta que as medidas de ação de combate ao vĂrus da Febre Amarela estĂŁo sendo intensificadas. Entre elas, a busca ativa de casos suspeito em todo o seu territĂłrio e em ĂĄrea com focos de criadouros de mosquito Aedes aegypti com aplicação de inseticidas pelos Agentes de Combate a Endemias (ACE).
A SMS alerta ainda que os macacos e micos, muito comuns em nossa regiĂŁo, sĂŁo hospedeiros naturais da doença, mas, nĂŁo a transmitem. Desta forma, estes animais nĂŁo devem ser mortos jĂĄ que sĂŁo fundamentais para identificar a presença do vĂrus no territĂłrio. A orientação ĂŠ que a população informe imediatamente Ă Secretaria de SaĂşde todos os casos de macacos encontrados mortos e que eliminem os focos de criadouros dos mosquitos, eliminando assim, o principal transmissor da doença.
A Febre Amarela Ê considerada uma doença grave com potencial de disseminação. No Brasil, os principais vetores da Febre Amarela Silvestre são os mosquitos Haemagogus e Sabethes, que habitam apenas em florestas e matas fechadas. Jå na Febre Amarela Urbana, o principal transmissor Ê o Aedes aegypti.
Em Santo AntĂ´nio de Jesus, a vacina contra febre amarela estĂĄ sendo liberada conforme disponibilidade em 07 salas de vacina (AndaiĂĄ, CentroSAJ, Calabar/ Urbis I, Viriato Lobo, Urbis II, IrmĂŁ Dulce e Bairro SĂŁo Paulo), com prioridade para crianças e pessoas que irĂŁo viajar para ĂĄreas endĂŞmicas, mediante comprovação. Em algumas Unidades, o dia da vacina ĂŠ agendado para evitar o desperdĂcio de doses, uma vez que apĂłs diluição, a vacina tem validade de apenas 06 horas.
(ASCOM)
0 ComentĂĄrios