
Na volta aos trabalhos na noite da última segunda-feira (04), a Câmara de Vereadores de Santo Antonio de Jesus aprovou o projeto de lei que regula a circulação das “cinquentinhas”; nela está inclusa a obrigatoriedade do emplacamento e licenciamento. Com a aprovação do projeto, o proprietário do ciclomotor 50 cilindradas deverá previamente cadastrar o veículo para obtenção do Certificado de Registro.
Além dos requisitos necessários ao cadastro, os ciclomotores e seu proprietário ficam sujeitos ao atendimento das exigências da legislação nacional de trânsito, entre elas, as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e portarias do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Para cumprir a nova legislação, a Prefeitura de Santo Antonio de Jesus deve contar com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) e da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), através de convênio, para o registro único gerenciado pelo órgão e/ou realização da vistoria dos veículos.
As cinquentinhas se espalharam pelas cidades como uma praga. São dirigidas por crianças, adolescentes, idosos e, em 90% dos casos, por condutores sem habilitação. Gente que não usa capacete, transporta menores sem qualquer segurança, anda na contramão e sobre as calçadas.

No primeiro monumento, blitz educativas atuarão pela cidade, após isso os condutores que forem parados e estiverem em desconformidades com a lei sofrerão as penalidades já estabelecidas. News SAJ/Radio Andaiá FM/Blogdovalente