Últimas

6/recent/ticker-posts

"Acusado de fraudar entrega de casas do Minha Casa, Minha Vida em S. A. de Jesus pode ser preso", diz promotor

Chegou atĂŠ a nossa reportagem informaçþes de que teria ocorrido uma denĂşncia relacionada ao Programa do Governo Federal, Minha Casa, Minha Vida, em Santo AntĂ´nio de Jesus. Na denĂşncia o conhecido popularmente como Jota Santos, presidente da Associação dos Sem Teto, estaria se aproveitando do projeto para cobrar dinheiro a algumas pessoas em promessa de entregar as casas. Para falar sobre o assunto, o Portal Voz da Bahia entrevistou o Promotor PĂşblico da Comarca do municĂ­pio, Dr. Julimar Barreto, que explicou que vĂĄrias pessoas chegaram na Promotoria para reclamar de que pagaram uma quantia a Jota Santos com o objetivo de receber as casas, mas nĂŁo obtiveram ĂŞxito, “ĂŠ uma irregularidade sĂŠria, sendo considerado crime de estelionato, pois se a casa ĂŠ do programa federal nĂŁo pode cobrar dos cidadĂŁos. Isso ĂŠ inadmissĂ­vel e em conta disso jĂĄ oficiei a Prefeitura Municipal e a Caixa EconĂ´mica Federal para que ele nĂŁo possa ficar mais a frente de nenhum programa habitacional”, comentou. Segundo Dr. Julimar, nĂŁo se pode permitir que “o lobo tome conta das ovelhas”, jĂĄ que o acusado estĂĄ se beneficiando de um programa direcionado a pessoas carentes e nĂŁo Ă quelas que tĂŞm condiçþes de comprar uma residĂŞncia.
  1. Na foto o acusado pelo MP, Jota Santos
Ainda segundo os relatos chegados a imprensa local, trĂŞs mulheres, supostamente amantes do acusado, estariam se beneficiando do programa. Questionado sobre a veracidade do fato, o promotor negou ter apurado essa notĂ­cia, mas garantiu que recebeu a mesma. “Foi solicitado a presença dele aqui, apĂłs uma senhora grĂĄvida vim aqui reclamar sobre isso, disse que daria a casa a mesma, mas nĂŁo chegamos a nenhuma conclusĂŁo disso e pensamos que foi um caso isolado, sem mais consequĂŞncia, sĂł que depois disso outras pessoas chegaram para reclamar tambĂŠm”, destacou. Barreto alertou a população para que nĂŁo aceite mais essas regalias e nem procure Jota Santos, pois nĂŁo serĂŁo beneficiadas, e sim enganadas, pedindo ainda que a população siga os critĂŠrios de avaliação de cadastro e informação social segundo a Secretaria de Ação Social. Conforme o entrevistado, serĂĄ aberto um inquĂŠrito na PolĂ­cia Civil para apurar esses fatos e se houver persistĂŞncia na ação delituosa poderĂĄ acontecer a prisĂŁo preventiva do envolvido. “Vieram nos procurar mais de cinco pessoas denunciando o caso, porĂŠm nem todo mundo tem vontade de falar, mas vocĂŞs precisam procurar a nossa Promotoria durante a semana para que possamos registrar esses fatos. Algumas pessoas pagaram entre R$ 500 a R$ 1.000”, frisou.  Segundo o promotor, geralmente nesse tipo de crime as pessoas pagam atravĂŠs da confiança e nĂŁo se assina, mas a prova testemunhal tambĂŠm ĂŠ vĂĄlida.
Outras fraudes: Sobre outras fraudes no municĂ­pio ligadas ao projeto Minha Casa, Minha Vida, ele contou que ĂŠ sabido outros casos de pessoas que recebem as casas mesmo jĂĄ possuĂ­ndo um imĂłvel, ou seja, mentiram na hora do cadastro e receberam a casa, outras ganharam e abandonaram o imĂłvel e tambĂŠm pessoas que alugaram ou atĂŠ venderam os imĂłveis, fato que tambĂŠm configura irregularidades perante os critĂŠrios da Caixa EconĂ´mica, que jĂĄ estĂĄ com uma sĂŠrie de pessoas suspeitas, essas receberĂŁo as notificaçþes para ter o prazo de defesa, caso nĂŁo seja viĂĄvel, elas perderĂŁo seus imĂłveis.
Poluição Sonora: O MinistĂŠrio PĂşblico enviou uma ação civil pĂşblica para a Prefeitura Municipal solicitando que da mesma um ĂłrgĂŁo fiscalizador da poluição sonora. Com relação a essa informação, Dr. Julimar disse que tem atuado na questĂŁo da poluição sonora no municĂ­pio orientando as pessoas e, se preciso, reprimindo, mas alerta que ĂŠ uma função do municĂ­pio que precisa ter um ĂłrgĂŁo designado ou especĂ­fico para cuidar da poluição sonora. “A Promotoria faz o papel supletivamente fiscalizando o cumprimento das leis e na prĂĄtica a população sĂł tem a se socorrer no MinistĂŠrio PĂşblico ou da PolĂ­cia Militar. Nos fins de semana, feriados e a noite se alguĂŠm quiser fazer uma denĂşncia contra poluição sonora, nĂŁo tem nenhum ĂłrgĂŁo da prefeitura para recorrer, nenhum Disk DenĂşncia ou ĂłrgĂŁo, o que sobrecarrega a polĂ­cia militar que Ă s vezes vai atender a esse chamado que ĂŠ sĂŠrio, enquanto um crime grave pode ocorrer em outra ĂĄrea”, explicou. Ele esclareceu que em face dessa ausĂŞncia de ĂłrgĂŁo ĂŠ que o MP resolveu entrar com essa ação contra o municĂ­pio e o Poder JudiciĂĄrio na pessoa do juiz Dr. Gilvandro Cardoso conferiu uma liminar determinando que seja especificado qual ĂłrgĂŁo vai atuar na repressĂŁo a poluição sonora e que nesse tenha viatura, decibelĂ­metro e funcionĂĄrios para atuação nos sĂĄbados, domingos e feriados, inclusive Ă  noite. 
Reportagem e Foto Voz da Bahia

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios