![]() |
| Ricardo Stuckert/Divulgação |
O presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (17) que o governo pretende oferecer gratuitamente pelo Sistema Ănico de SaĂşde (SUS) as chamadas canetas emagrecedoras para pessoas com obesidade. O anĂşncio foi feito durante uma visita ao complexo industrial da Eurofarma, em Montes Claros (MG).
Segundo Lula, o uso dos medicamentos deverĂĄ ocorrer mediante indicação mĂŠdica e ser acompanhado de mudanças nos hĂĄbitos alimentares e da prĂĄtica de atividades fĂsicas.
“Essa canetinha vai ser utilizada para cuidar de graça das pessoas que tenham obesidade”, afirmou o presidente durante a visita Ă fĂĄbrica.
Lula defende acompanhamento mĂŠdico
Durante o evento, Lula afirmou que o tratamento da obesidade nĂŁo deve se limitar ao uso dos medicamentos. Segundo ele, os pacientes tambĂŠm precisam receber orientação profissional sobre alimentação e atividade fĂsica.
O presidente tambÊm criticou uma eventual distribuição das canetas sem acompanhamento mÊdico e defendeu que os medicamentos sejam utilizados apenas quando houver indicação para cada paciente.
A declaração ocorre em um momento em que o governo federal discute formas de ampliar o acesso aos medicamentos da classe GLP-1. Em julho, a Anvisa registrou cinco novos medicamentos à base de semaglutida, enquanto o MinistÊrio da Saúde informou que a incorporação da tecnologia ao SUS ainda estå em anålise.
Oferta pelo SUS ainda depende de definição
Apesar do anúncio, ainda precisam ser definidos critÊrios de acesso, quais medicamentos serão disponibilizados e como serå feita a distribuição pela rede pública.
O MinistĂŠrio da SaĂşde tambĂŠm acompanha um protocolo com cerca de 250 pessoas com obesidade grave ou associada a outras doenças para avaliar aspectos clĂnicos, operacionais e econĂ´micos do uso da semaglutida. Os primeiros resultados sĂŁo esperados para 2027.

0 ComentĂĄrios