
As novas regras para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passam a valer esta semana, logo após a publicação da resolução aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito que dispensou, por exemplo, as aulas de autoescola obrigatórias para poder obter o documento. As informaçþes são do portal Agência Brasil.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmou à Agência Brasil que a resolução com novas regras serå publicada nesta semana no Diårio Oficial da União (DOU), com validade imediata. A expectativa Ê que a publicação ocorra nesta terça-feira (9), após cerimônia no Palåcio no Planalto para lançar o novo aplicativo para celular CNH do Brasil.
O aplicativo deve viabilizar a obtenção da CNH sem necessidade de passar por uma autoescola, disponibilizando o material para que os pretendentes a condutor estudem as regras de trânsito. Quem quiser ainda poderå fazer aulas teóricas e pråticas em uma autoescola.
Segundo o MinistĂŠrio dos Transportes, as medidas podem reduzir em atĂŠ 80% o custo total da CNH.
Veja as principais mudanças:
Abertura do processo
- Poderå ser feita pelo site do MinistÊrio dos Transportes ou pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Aulas teĂłricas
- O MinistĂŠrio dos Transportes irĂĄ disponibilizar todo o conteĂşdo teĂłrico online gratuitamente.
- Quem preferir poderå estudar presencialmente em autoescolas ou instituiçþes credenciadas.
Aulas prĂĄticas
- A exigĂŞncia de aulas prĂĄticas passarĂĄ das atuais 20 horas-aula para duas horas.
- O candidato poderå escolher entre: autoescolas tradicionais, instrutores autônomos credenciados pelos Detrans ou preparaçþes personalizadas.
- SerĂĄ permitido uso de carro prĂłprio para as aulas prĂĄticas
Provas
- Mesmo sem a obrigatoriedade das aulas, o condutor ainda ĂŠ obrigado a fazer as provas teĂłrica e prĂĄtica para obter a CNH.
- Outras etapas obrigatĂłrias como coleta biomĂŠtrica e exame mĂŠdico devem ser feitas presencialmente no Detran.
Instrutores
- Os instrutores autĂ´nomos serĂŁo autorizados e fiscalizados pelos ĂłrgĂŁos estaduais, com critĂŠrios padronizados nacionalmente.
- A identificação e o controle serão integrados à Carteira Digital de Trânsito.
0 ComentĂĄrios