Últimas

6/recent/ticker-posts

Bahia ficará fora da Copa do Nordeste em 2026 após mudança no calendário da CBF

 

Foto: Letícia Martins / EC Bahia

Com o objetivo de reduzir o desgaste físico dos atletas e o número de partidas disputadas pelos clubes da Série A, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) promoveu mudanças nos critérios de participação em algumas competições do calendário nacional. Uma das equipes diretamente impactadas por essa reformulação será o Bahia.


Atual campeão da Copa do Nordeste, o Tricolor não disputará a edição de 2026 do torneio regional. Será a primeira vez, em 12 anos, que o último vencedor ficará fora da competição na temporada seguinte. A ausência ocorre porque o Bahia já tem vaga assegurada, ao menos, na Copa Sul-Americana, e, conforme as novas diretrizes da CBF, clubes que participam de competições organizadas pela Conmebol não poderão disputar o Nordestão.


Esta será apenas a segunda vez que o Esquadrão de Aço ficará fora da Copa do Nordeste após conquistar o título. A primeira aconteceu em 2003, quando o Bahia, campeão em 2002, não participou da edição seguinte. Em 2026, a vaga deixada pelo clube será ocupada pelo Atlético de Alagoinhas.


Enquanto isso, o Bahia segue focado na reta final da temporada e pode garantir ainda mais um feito importante. Mesmo sem entrar em campo nesta quinta-feira (27), o clube pode assegurar vaga na Copa Libertadores de 2026. Para isso, basta que o São Paulo não vença o Fluminense, em confronto marcado para as 20h30, no Maracanã.


Caso o Tricolor paulista saia vencedor, o Bahia ainda dependerá apenas de si. Uma vitória simples sobre o Juventude, na sexta-feira (28), no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS), será suficiente para confirmar a classificação e garantir a segunda participação consecutiva do clube baiano na principal competição continental.

Postar um comentário

0 Comentários