Últimas

6/recent/ticker-posts

Influenciador trumpista Charlie Kirk é baleado e morto em evento nos EUA

Foto: Reprodução/Redes sociais

O influenciador norte-americano Charlie Kirk, CEO do grupo conservador Turning Point USA, morreu nesta quarta-feira (10) após ser baleado em um evento universitário no estado de Utah. Ele chegou a ser levado para o hospital em estado crítico, mas não resistiu.


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lamentou a perda e destacou a proximidade com o ativista. “Ninguém compreendia ou tinha o coração da juventude dos Estados Unidos melhor do que Charlie. Ele era amado e admirado por todos, especialmente por mim (…). Charlie, nós te amamos!”, escreveu no Truth, ao enviar condolências à esposa do influenciador, Erika, e à família.


Vídeos publicados pela Utah Valley University mostram o momento em que Kirk falava ao microfone, quando um disparo foi ouvido. Nas imagens, ele leva a mão ao pescoço, de onde jorra sangue, enquanto o público entra em pânico e começa a correr.


Antes da confirmação da morte, a equipe de comunicação da Turning Point USA havia informado que Kirk estava em estado crítico e pediu orações. Diversas autoridades americanas também se manifestaram. O vice-presidente JD Vance rogou por proteção divina, enquanto o secretário do Tesouro, Scott Bessent, afirmou: “Juntem-se a mim em oração por um verdadeiro patriota, Charlie Kirk, e sua família”. O governador de Utah, Spencer Cox, prometeu responsabilização dos envolvidos, declarando que a violência não tem espaço na vida pública.


O diretor do FBI, Kash Patel, afirmou que a agência acompanha de perto o caso e que agentes foram enviados ao local. Governadores de diferentes espectros políticos também repudiaram o ataque. O democrata Gavin Newsom, da Califórnia, classificou o episódio como “repugnante, vil e repreensível”, reforçando que os Estados Unidos devem rejeitar qualquer forma de violência política.


A comoção também ultrapassou fronteiras. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pediu orações pelo influenciador conservador.


O caso segue em investigação, com autoridades federais e locais mobilizadas para esclarecer a autoria e motivação do ataque.

Postar um comentário

0 Comentários