Durante julgamento, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, votou pela condenação do tenente-coronel Mauro Cid pelo crime de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
“Imponho a conclusão de que o réu Mauro César Barbosa Cid deve ser responsabilizado criminalmente pelo crime de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito”, afirmou Fux.
Por outro lado, o ministro absolveu Cid das acusações de organização criminosa armada, golpe de Estado, dano ao patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.
Segundo Fux, não houve provas suficientes de que Cid tenha participado da depredação ocorrida em 8 de janeiro ou integrado uma organização criminosa.
“O juiz precisa ter certeza para condenar e humildade para absolver quando houver dúvida. Reconhecer autoria mediata seria postura excessivamente paternalista”, concluiu o ministro.
Julgamento
O advogado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Celso Vilardi, afirmou nesta quarta-feira (10) que o ex-chefe de Estado está “bastante chateado” com o andamento do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). A Primeira Turma da Corte analisa a acusação de envolvimento de Bolsonaro, e outros sete réus, em uma tentativa de golpe de Estado em 2022.
“Falamos com ele. Ele está bastante chateado, evidentemente. Não tem como ser diferente. E agora, vamos aguardar esse voto para depois ver a continuidade do julgamento”, disse Vilardi antes do início da sessão. Questionado sobre o que Bolsonaro teria dito, resumiu: “Ele está chateado”.
0 Comentários