
Durante audiência pública da Comissão Mista de Orçamento (CMO) nesta terça-feira (8), a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), confirmou que o salário mínimo deve passar por novo reajuste em 2026, podendo chegar a R$ 1.630,00. Atualmente, o valor está fixado em R$ 1.518,00.
A ministra afirmou que, se confirmado, o novo valor representará o maior salário mínimo em termos reais dos últimos 50 anos no Brasil.
“É o maior salário mínimo dos últimos 50 anos em termos reais”, afirmou Tebet ao apresentar projeções orçamentárias do governo federal para o próximo ano.
Ela também reforçou que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está comprometido com o cumprimento do chamado arcabouço fiscal, estrutura que substituiu o teto de gastos e estabelece metas para o equilíbrio das contas públicas.
Reforma tributária e justiça fiscal
Durante a audiência, Tebet também abordou o debate sobre o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), ponto de divergência entre o Executivo e o Congresso, e aproveitou para defender o avanço da reforma tributária com foco na equidade.
“Já mexemos muito com o andar de baixo. Nunca se conseguiu mexer com o andar de cima”, disse, referindo-se à necessidade de reequilibrar a carga tributária entre os diferentes estratos sociais.
A ministra fez um apelo por diálogo e cooperação entre os Poderes e partidos:
“Com serenidade e com diálogo, deixando as diferenças partidárias e ideológicas de lado, e pensando mais naquilo que nos une do que naquilo que nos diferencia, nós temos soluções para todos os reais problemas do Brasil”, concluiu.
0 Comentários