
A taxação de 50% sobre produtos brasileiros imposta por Donald Trump inclui a manga, um dos principais produtos exportados da Bahia. O café e a carne, que também têm grande produção local, também está taxado. Uma lista de exceções foi divulgada pela Casa Branca, no início da tarde desta quarta-feira (30).
Destacam-se entre os produtos não taxados a polpa e sucos de laranja, além da castanha-do-pará. Washington também não taxou o carvão, minerais e diversos combustíveis e óleos lubrificantes. A energia elétrica também foi não taxada, além da madeira e celulose. Aviões e uma série de produtos plásticos, ainda, continuarão exportando normalmente.
Ferro e aço também escaparam da taxação mais pesada, assim como diversas peças de automóveis e motores. Apesar de não serem taxados agora, esses produtos continuam com a taxa de 10% imposta no início do ano.
Com a medida, conforme já informado pelo BNews, a Bahia pode perder até 50 toneladas de manga produzidas no Vale do São Francisco. Os produtores afirmam que não há como redirecionar essa carga, uma vez que o Brasil só exporta 20% do que produz.
0 Comentários