
Criminosos estão utilizando a identidade visual do Governo Federal para aplicar golpes por meio de anúncios falsos nas redes sociais da Meta (Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads).
A fraude, identificada desde a última quinta-feira (3), simula uma campanha oficial do Ministério da Saúde, com a frase: “Faça parte de um ambiente respeitado e vital no atendimento à população!”.
O objetivo da falsa propaganda é induzir os usuários a fornecerem dados pessoais e realizarem transferências via PIX. O conteúdo tem sido amplamente veiculado por meio da Biblioteca de Anúncios da Meta, ferramenta que exibe peças publicitárias pagas com base em critérios como idade, localização e interesses dos usuários.
O Ministério da Saúde já emitiu alerta afirmando que o site divulgado nos anúncios é falso e reforçou que não há nenhum concurso público com inscrições abertas no momento. Segundo o órgão, todas as informações sobre concursos e processos seletivos são publicadas exclusivamente pelos canais oficiais, como o portal gov.br/saude.
A recomendação é que os usuários verifiquem sempre se os endereços eletrônicos terminam em “gov.br”, o domínio oficial utilizado por sites do governo. O Ministério também alerta que não solicita transferências bancárias ou pagamentos via PIX em nenhum processo de seleção ou contratação.
0 Comentários