![]() |
Foto: Reprodução/ U.S. NETWORK POOL |
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (29) que um grupo de investidores jĂĄ estĂĄ pronto para comprar o TikTok, rede social chinesa que segue sob risco de proibição no paĂs. A informação foi dada em entrevista ao programa Sunday Morning Futures with Maria Bartiromo, da Fox News.
“Temos um comprador para o TikTok”, declarou Trump. Sem revelar nomes, ele limitou-se a dizer que se trata de “um grupo de pessoas muito ricas” e prometeu divulgar mais detalhes dentro de “duas semanas”.
A venda do TikTok tem sido exigida pelo governo norte-americano desde que foi sancionada, em 2024, uma nova lei que proĂbe o funcionamento de aplicativos controlados por empresas chinesas no paĂs, caso nĂŁo haja uma transferĂŞncia de controle. O principal argumento ĂŠ evitar que dados de usuĂĄrios americanos caiam nas mĂŁos do governo chinĂŞs ou que o algoritmo da plataforma seja usado para influenciar a opiniĂŁo pĂşblica nos Estados Unidos.
Diante disso, Trump voltou a adiar o prazo final para a negociação: a nova data-limite ĂŠ 17 de setembro. Esta ĂŠ a terceira prorrogação anunciada, permitindo que os mais de 170 milhĂľes de usuĂĄrios da plataforma no paĂs continuem com acesso ao aplicativo.
De acordo com veĂculos de imprensa americanos, um protocolo de venda chegou a ser firmado no inĂcio de abril. A proposta previa a separação do TikTok nos EUA por meio de uma reestruturação societĂĄria. Pelo acordo, investidores nĂŁo chineses ficariam com atĂŠ 80% das açþes, enquanto a ByteDance, empresa-mĂŁe da plataforma, manteria os 20% restantes.
No entanto, as tarifas alfandegĂĄrias impostas pelo prĂłprio Trump em meio a tensĂľes comerciais com Pequim acabaram travando a conclusĂŁo do negĂłcio por parte da China.
Apesar disso, na Ăşltima sexta-feira, o governo chinĂŞs sinalizou disposição para avançar no entendimento. Segundo autoridades, houve uma “confirmação” com os Estados Unidos sobre os termos do acordo comercial em vigor, o que pode facilitar a liberação da exportação de itens estratĂŠgicos para a indĂşstria de tecnologia, como certos tipos de metais controlados.
Durante a entrevista, Trump demonstrou otimismo: “Provavelmente vou precisar da China. Acho que o presidente Xi Jinping vai acabar concordando”, afirmou, indicando que o aval de Pequim serĂĄ decisivo para a finalização da venda do TikTok.
0 ComentĂĄrios