
A atriz Fernanda Torres está entre os 534 artistas e profissionais do cinema convidados a integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela organização do Oscar.
O anúncio da lista de novos membros de 2025 foi feito nesta semana, reconhecendo nomes que se destacaram por suas contribuições à indústria cinematográfica.
Além de Fernanda, outros nove brasileiros foram convidados:
- Adrian Teijido (direção de fotografia)
- Claudia Kopke (figurinistas)
- Maria Carlota Bruno (produtores)
- Murilo Hauser e Heitor Lorega (roteiristas)
- Daniela Thomas, Gabriel Mascaro e Daniel Filho (direção)
- Eliza Capai (documentaristas)
Entre os atores internacionais convidados estão Ariana Grande, Kieran Culkin, Rachel Brosnahan, Jodie Comer, Jason Momoa, Andrew Scott e Jeremy Strong.
Segundo a Academia, 41% dos convidados são mulheres, 45% pertencem a comunidades sub-representadas e 55% vivem fora dos Estados Unidos.
“Por meio de seu compromisso com a produção cinematográfica e com a indústria em geral, esses indivíduos excepcionalmente talentosos fizeram contribuições indeléveis para a nossa comunidade cinematográfica global”, afirmaram o CEO Bill Kramer e a presidente Janet Yang, em nota oficial.
Quem aceitar o convite passará a votar nas premiações da Academia a partir de 2025.
Marco para o cinema brasileiro
A presença brasileira na Academia vem logo após um momento histórico no Oscar 2025, quando o longa “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, venceu o prêmio de Melhor Filme Internacional — tornando-se o primeiro longa brasileiro a conquistar a estatueta nessa categoria.
O filme, que narra a luta de Eunice Paiva, viúva do deputado Rubens Paiva desaparecido na ditadura militar, também concorreu a Melhor Filme e rendeu uma indicação a Fernanda Torres como Melhor Atriz.
0 Comentários