Últimas

6/recent/ticker-posts

Divulgada a primeira lista de contemplados do Bolsa Atleta 2025

 


Foi publicada na última quarta-feira (16/4) no Diårio Oficial da União (DOU) a portaria com a primeira lista de atletas contemplados com a Bolsa Pódio do programa Bolsa-Atleta do MinistÊrio do Esporte, referente ao Edital 2025. A lista beneficia atletas nas modalidades olímpicas, paralímpicas e surdolímpicas. Dessa vez, 435 atletas foram beneficiados em diversas modalidades esportivas, um aumento de 39,4% em relação ao ano passado, quando 312 foram contemplados com o benefício.


Os atletas contemplados deverão assinar e encaminhar o Termo de Adesão eletronicamente por meio do Sistema Bolsa Atleta, no prazo de 30 (trinta) dias, contados a partir da data de publicação da Portaria nº 35 de 16.04.2025


“É um momento de celebrar a trajetĂłria de atletas que dedicam suas vidas ao esporte, superando desafios com garra e talento. Reafirmamos o compromisso do MinistĂŠrio do Esporte com o apoio tĂŠcnico e financeiro necessĂĄrio para que esses campeĂľes trabalhem firmes rumo ao pĂłdio. É a polĂ­tica pĂşblica cumprindo seu papel e transformando vidas por meio do esporte. Tudo isso mostra o reconhecimento do compromisso e da excelĂŞncia dos nossos atletas de alto rendimento. O MinistĂŠrio do Esporte reafirma, com essa iniciativa, o seu papel de fomentar o talento brasileiro rumo ao pĂłdio, com transparĂŞncia, seriedade e investimento constante no esporte nacional”, afirmou a secretĂĄria de ExcelĂŞncia Esportiva do MinistĂŠrio do Esporte, Iziane Marques.


O ministro do Esporte, AndrĂŠ Fufuca, comentou o aumento no percentual dos atletas contemplados na primeira lista do Edital 2025. Para ele, esta ĂŠ uma prova incontestĂĄvel do sucesso e da importância do programa Bolsa Atleta. “A longevidade do Bolsa Atleta ĂŠ o exemplo de polĂ­tica pĂşblica que deu certo na prĂĄtica. SĂŁo 20 anos assegurando aos atletas brasileiros o apoio indispensĂĄvel para crescer e se desenvolver na sua modalidade esportiva. Os resultados que eles conquistam nas competiçþes nacionais e internacionais nos enchem de orgulho e nos fazem trabalhar ainda mais para ampliar o alcance do Bolsa Atleta”, disse o ministro.


Programa

Criado em 2005, na primeira gestão do presidente Lula, o programa tem por objetivo que os bolsistas de alto desempenho se dediquem, com exclusividade e tranquilidade, ao treinamento e a competiçþes locais, sul-americanas, panamericanas, mundiais, olímpicas e paralímpicas.


A categoria pĂłdio ĂŠ destinada a atletas de elite, posicionados entre os 20 melhores em seus rankings mundiais, que recebem benefĂ­cios entre R$ 5 mil e R$ 16 mil mensais.

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios