
A conta do ministro Alexandre de Moraes no X (antigo Twitter) foi desativada na manhã desta sexta-feira (21), mas o Supremo Tribunal Federal (STF) ainda não se pronunciou sobre o motivo da exclusão. A medida ocorre em meio a uma série de decisões do magistrado que afetaram plataformas de tecnologia, incluindo o X e o Rumble.
Na quarta-feira (19), Moraes determinou que o X pague imediatamente uma multa de R$ 8,1 milhões, referente a descumprimentos de ordens judiciais no ano passado, no âmbito de um inquérito que investiga o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, instaurado a pedido da jornalista Juliana Dal Piva.
A decisão gerou repercussão, e a desativação da conta do ministro, dias depois, gerou especulação. O embate de Moraes com empresas de tecnologia também inclui o Rumble, plataforma popular entre influenciadores de direita.
O ministro determinou que a plataforma tenha um representante legal no Brasil em até 48 horas, sob pena de suspensão de suas atividades no país. Em resposta, o CEO do Rumble, Chris Pavlovski, declarou que não cumprirá o que considerou “ordens ilegais”.
Na quinta-feira (20), Pavlovski publicou uma mensagem em seu perfil no X, afirmando ter recebido mais uma ordem de Moraes: “Oi @alexandre. Recebemos mais uma ordem ilegal e sigilosa na noite passada [quarta-feira, 19], exigindo nosso cumprimento até amanhã à noite. Você não tem autoridade sobre o Rumble aqui nos EUA, a menos que passe pelo governo dos Estados Unidos. Repito, nos vemos no tribunal”, escreveu, em português e inglês.
0 Comentários