Últimas

6/recent/ticker-posts

Milhares de palestinos fogem do norte de Gaza após advertência

Foto: MAHMUD HAMS / AFP

 Milhares de palestinos fugiram nesta sexta-feira, 13, do norte da Faixa de Gaza, depois que Israel lhes advertiu que deixassem a região antes de uma possível operação terrestre em resposta ao ataque lançado pelo movimento islamita Hamas, o mais letal da história desde a fundação do país. 


A ordem de retirada de 1,1 milhão de habitantes (quase a metade da população deste paupérrimo enclave de 362km²), provocou comoção internacional e a ONU pediu a anulação da medida que pode ter "consequências devastadoras". 


Desde o início dos confrontos, em 7 de outubro, após um sangrento ataque do Hamas, mais de 1.300 pessoas morreram em Israel, em sua maioria civis. Entre os mortos, há também pelo menos 258 soldados israelenses, segundo o Exército. 


Os bombardeios de Israel contra o enclave causaram, por sua vez, quase 1.800 mortos, incluindo mais de 580 crianças, segundo o ministério da Saúde palestino.


O Exército israelense pediu "a retirada de todos os civis" da cidade de Gaza, no norte do enclave, em direção ao sul, "para sua própria segurança e proteção". Durante a manhã, distribuiu folhetos em árabe, pedindo aos habitantes que abandonem "imediatamente" suas casas. 


Os militares deram um prazo de 24 horas, embora tenham admitido logo depois que tal evacuação "levaria tempo". O Hamas rechaçou "a ameaça dos líderes da ocupação (israelense) e seus pedidos para que deixassem suas casas e fugissem para o sul ou Egito"

Postar um comentário

0 Comentários