Últimas

6/recent/ticker-posts

Após autorização, caminhões com ajuda humanitária entram em Gaza

 

Cerca de 100 caminhões com mantimentos aguardam no corredor na fronteira com o Egito - Foto: Mohammed Assad | AFP

Autoridades palestinas autorizaram a entrada na Faixa de Gaza de 20 caminhões com ajuda humanitária. De acordo com a Embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém,  a passagem foi autorizada às 10h, em Brasília 4h. Após a passagem dos 20 veículos, o corredor voltou a ser fechado.


"Não sabemos quanto tempo a fronteira permanecerá aberta para a saída de cidadãos estrangeiros de Gaza", escreveu em comunicado, acrescentando que os cidadãos dos Estados Unidos que tentarem entrar no Egito por Rafah devem encontrar um ambiente "caótico e desordenado".


Após o ataque massivo do grupo terrorista Hamas contra Israel no último dia 7, que matou centenas de pessoas, o país impôs um bloqueio total ao território palestino, interrompendo a entrada de água, comida, combustível e eletricidade. Desde então, a situação para os mais de 2,3 milhões de palestinos que vivem em Gaza vem se deteriorando rapidamente.


“O direito humanitário internacional é muito claro: você não pode fazer uma população inteira passar fome. Você não pode usar ajuda, comida ou água como um instrumento de guerra para qualquer fim político ou militar”, afirmou Marwan Jilani, diretor geral da organização Crescente Vermelho para a Palestina (como é chamada a Cruz Vermelha em países islâmicos), à emissora Al Jazeera.


Agências da ONU já alertaram que o território só tem comida para menos de uma semana e que a usina de dessalinização de água de Gaza foi desligada, aumentando o risco de mais mortes por falta de água, desidratação e doenças por ingestão de água contaminada.

Postar um comentário

0 Comentários