
O presidente russo, Vladimir Putin, chamou o fracasso do Ocidente em cumprir as exigências de Moscou de estender a iniciativa dos grãos do Mar Negro, negociada pela ONU, de “arrogância e impudência” e disse que seu país consideraria retornar se as condições fossem atendidas.
“Apenas arrogância e imprudência. Promessas e conversas vazias. E eles apenas se comprometeram com isso”, disse Putin durante uma reunião remota com os membros do governo transmitida na quarta-feira.
“A autoridade foi prejudicada, entre outras coisas, pela liderança do secretariado da ONU, que na verdade atuou como fiador do acordo de grãos”, completou.
Moscou mostrou “milagres de resistência e tolerância”, estendendo continuamente o acordo no passado, disse o presidente russo.
“O Ocidente fez de tudo para atrapalhar o acordo de grãos, eles não pouparam esforços”, disse ele, acrescentando que a Rússia foi impedida de doar fertilizantes para os países mais pobres.
Putin também disse que Moscou consideraria a possibilidade de retornar ao acordo se todos os princípios nele, sem exceção, fossem levados em consideração e implementados.
“A continuação do negócio de grãos na forma em que existia perdeu todo o significado. É por isso que nos opomos à extensão desse suposto acordo”, disse ele. “Todos os obstáculos devem ser removidos para os bancos russos, instituições financeiras que ajudam no fornecimento de alimentos e fertilizantes. Isso inclui sua conexão imediata com o sistema de liquidação bancária internacional SWIFT.”
“Não precisamos de promessas e ideias a esse respeito. Precisamos do cumprimento dessas condições”, acrescentou.
Fonte: CNN Brasil
0 Comentários