
Quatro dias apĂłs o bicampeonato da Copa SĂŁo Paulo de Futebol JĂşnior, o torcedor do Palmeiras voltou a celebrar um tĂtulo, desta vez no profissional. Neste sĂĄbado (28), o VerdĂŁo bateu o Flamengo por 4 a 3, em grande jogo disputado no ManĂŠ Garrincha, em BrasĂlia, levando a Supercopa do Brasil pela primeira vez.
Foi a sĂŠtima conquista de Abel Ferreira Ă frente do Palmeiras, igualando-o a Ventura Cambon como terceiro tĂŠcnico com mais tĂtulos no clube. O portuguĂŞs jĂĄ havia conduzido o time alviverde Ă s taças do Campeonato Brasileiro (2022), da Libertadores (2020 e 2021), da Copa do Brasil (2020), da Recopa Sul-Americana (2022) e do Campeonato Paulista (2022). Ele terminou o jogo expulso, apĂłs chutar um microfone.
A vitĂłria teve gosto de revanche para os paulistas, que haviam perdido a Supercopa de 2021 justamente para o Rubro-Negro, neste mesmo estĂĄdio. Os cariocas seguem como maiores vencedores do torneio, com dois tĂtulos (2020 e 2021).
Homenagens a PelĂŠ
A cerimônia que antecedeu a partida teve homenagens a Edson Arantes do Nascimento, o PelÊ, que faleceu hå um mês. Kely e Flåvia Nascimento, filhas do Rei do Futebol, entraram no campo acompanhadas pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, trazendo as taças das três Copas do Mundo conquistadas pelo Atleta do SÊculo (1958, 1962 e 1970).
Os jogadores das duas equipes alinharam para o hino nacional vestindo camisas com o nĂşmero 10 Ă s costas. Por fim, um grande bandeira com o rosto de PelĂŠ foi levantado em uma das arquibancadas do estĂĄdio.
Virada nos acrĂŠscimos
Os primeiros 20 minutos foram de maior agressividade do Palmeiras, marcando forte (por vezes, com falta) e dificultando a saĂda do Flamengo. Aos 19, o goleiro Santos foi pressionado por Endrick na ĂĄrea e acabou travado. A bola sobrou com o tambĂŠm atacante Rony, que tentou de cabeça, com a meta vazia, mas a conclusĂŁo foi fraca e o zagueiro LĂŠo Pereira afastou o perigo.
Se Santos bobeou e o Verdão não aproveitou, o Rubro-Negro foi mais eficiente. Aos 22, ZÊ Rafael segurou demais a bola e acabou desarmado por Giorgian de Arrascaeta. O meia uruguaio invadiu a årea pela esquerda e foi derrubado pelo próprio volante. Na cobrança, o atacante Gabriel bateu no canto oposto ao do goleiro Weverton e abriu o marcador.
O Palmeiras não demorou a responder. Aos 33 minutos, ZÊ Rafael avançou pela esquerda e encontrou Endrick na årea, entre dois marcadores, mas o atacante bateu fraco, no meio do gol, para defesa de Santos. Quatro minutos depois, o atacante Dudu recebeu pela esquerda, cortou para dentro da årea e chutou. A bola parou no pÊ do zagueiro David Luiz e sobrou com o meia Raphael Veiga, que finalizou no canto, empatando a partida.
A equipe paulista continuou melhor, obrigando Santos a duas defesas, em finalizaçþes de Dudu e do lateral JoaquĂn Piquerez, ambas em jogadas iniciadas pela esquerda. A superioridade alviverde culminou na virada aos 48 minutos, em um golaço de Gabriel Menino. O volante recebeu de Piquerez na intermediĂĄria e teve tempo de girar e soltar a bomba, no ângulo direito, sem chances para o goleiro rubro-negro.
Ataque contra ataque
O Flamengo voltou melhor do intervalo, conseguindo, enfim, espaço para trabalhar a bola. Aos quatro minutos, Gabriel cruzou pela direita e o atacante Pedro cabeceou na pequena årea, para boa defesa de Weverton. O rebote ficou com Arrascaeta, que escapou de Gabriel Menino e bateu forte, novamente parando no goleiro do Verdão. No minuto seguinte, porÊm, o meia Everton Ribeiro dominou na intermediåria e deu bela assistência rasteira para Gabriel, que recebeu entre os zagueiros e tocou por cima de Weverton para igualar o placar.
A reação do Palmeiras foi quase imediata. Aos dez minutos, Endrick recebeu na årea e tentou o chapÊu em Everton Ribeiro, que tocou a bola com o braço. A penalidade foi marcada e Raphael Veiga não desperdiçou. A vantagem alviverde, porÊm, durou somente cinco minutos. Em jogada trabalhada pelo lado esquerdo, o lateral Ayrton Lucas cruzou rasteiro e Pedro, de calcanhar, desviou com categoria, fazendo um golaço.
O duelo seguiu animado no ManÊ Garrincha. Aos 22 minutos, Dudu escapou da marcação pela esquerda e cruzou. Raphael Veiga tentou desviar na pequena årea, mas quem conseguiu concluir foi Rony, em cima de Santos. O volante Thiago Maia retomou a bola, o Flamengo saiu em contra-ataque e Pedro teve a chance da finalização na årea, desarmado na hora certa pelo lateral Marcos Rocha.
Aos 28, Raphael Veiga entrou na årea pela esquerda e cruzou rasteiro. A bola desviou em LÊo Pereira no caminho e sobrou com Gabriel Menino. O volante, livre, chutou esquisito, mas foi para as redes, sem que Santos esboçasse reação. O Flamengo se lançou à frente, mas esbarrou na marcação do Palmeiras. Aos 54 minutos, na última chance rubro-negra, Everton Ribeiro cobrou escanteio pela esquerda, o meia Arturo Vidal escorou e Thiago Maia, de cabeça, quase na pequena årea, mandou à direita do gol de Weverton.
Fonte: AgĂŞncia Brasil
0 ComentĂĄrios