Foto: reprodução
A digitalização já alcança 84% da totalidade de 4,8 mil serviços públicos disponíveis à população. O objetivo é que, até o final de 2022, 100% destas ações estejam digitalizadas. Até o momento, 204 órgãos públicos já se integraram à plataforma.
A meta da iniciativa é simplificar a vida do usuário, gerando economia aos cofres públicos e à população. A estimativa do Ministério da Economia é que são economizados, anualmente, R$ 4,6 bilhões ao Poder Público e aos cidadãos com a oferta de serviços pela internet.
O Gov Br pode ser acessado pelo site homônimo e pelo aplicativo disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. A partir da criação da conta, forma-se um ambiente de autenticação digital único do usuário aos serviços públicos digitais. Dessa maneira, com um único usuário e senha, todos os serviços integrados ao Gov Br poderão ser acessados.
Destaques
Os três serviços mais acessados, no último mês, foram a consulta de Cadastro de Pessoa Física (CPF); o recebimento do abono salarial; e a consulta à restituição do Imposto de Renda, conforme levantamento do Ministério da Economia.
Outro serviço que tem registrado bastante demanda é o de assinatura eletrônica, que é gratuita, permitindo o registro de firma em documentos por meio digital. Conforme o Decreto n.º 10.543, de novembro de 2020, a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física.
Conta Gov Br
Para criar uma conta na plataforma Gov Br, o cidadão deve acessar o site, disponível aqui, informar o seu CPF e clicar em “continuar” para preencher o restante dos dados exigidos.
Para facilitar a busca pelo atendimento, o portal separa os serviços disponíveis em 16 categorias: Agricultura e Pecuária; Assistência Social; Ciência e Tecnologia; Comunicações e Transparência Pública; Cultura, Artes, História e Esportes; Educação e Pesquisa; Empresa, Indústria e Comércio; Energia, Minerais e Combustíveis; Finanças, impostos e Gestão Pública; Forças Armadas e Defesa Civil; Justiça e Segurança; Meio Ambiente e Clima; Saúde e Vigilância Sanitária; Trabalho, Emprego e Previdência; Infraestrutura, Trânsito e Transportes; e Viagens e Turismo.
0 Comentários