O presidente Jair Bolsonaro decretou nesta quinta-feira (8) luto oficial de trĂŞs dias por causa da morte da rainha Elizabeth II, do Reino Unido. O ato foi publicado em edição extra do DiĂĄrio Oficial da UniĂŁo (DOU). O anĂşncio do falecimento da monarca, aos 96 anos, foi feito pelo PalĂĄcio de Buckingham no inĂco da tarde.
Pela legislação, durante o luto oficial a Bandeira Nacional fica hasteada a meio mastro em todas as repartiçþes públicas.
Uma das Ăşltimas manifestaçþes oficiais da rainha Elizabeth II foi justamente em relação ao Brasil. Ela publicou mensagem, dirigindo-se ao Presidente da RepĂşblica, para enviar felicitaçþes ao povo brasileiro pela celebração dos 200 anos da IndependĂŞncia. Na mensagem, a rainha disse que lembrava com carinho da visita que fez ao paĂs em 1968.
Nas redes sociais, outras autoridades brasileiras manifestaram pesar pela morte da monarca britânica, que foi a mais longeva rainha da histĂłrica da Coroa. "Em nome do Congresso Nacional brasileiro, presto condolĂŞncias Ă famĂlia e a todo o povo do Reino Unido", escreveu o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.
O presidente da Câmara dos Deputados tambĂŠm emitiu um comunicado. "Ao transmitir nossas condolĂŞncias ao povo britânico e Ă sua famĂlia real, relembro as histĂłricas ligaçþes entre o Brasil e o Reino Unido, que datam desde os primeiros anos de nossa vida como Nação independente e que se fortaleceram enquanto a Rainha Elizabeth reinou", escreveu o deputado Arthur Lira.
O vice-presidente Hamilton MourĂŁo tambĂŠm foi as redes sociais para se manifestar sobre a morte de Elizabeth II. "Deixa hoje o nosso convĂvio a Rainha de nossa geração, dos nascidos na dĂŠcada de 1950 que se acostumaram a vĂŞ-la como sĂmbolo do prĂłprio Reino Unido. O momento ĂŠ de homenagem a essa figura Ămpar de estadista", postou.
Itamaraty
Por meio do MinistÊrio das Relaçþes Exteriores (MRE), o governo brasileiro prestou condolências pela morte da rainha Elizabeth II. Em nota oficial, a pasta destacou a trajetória da monarca em sete dÊcadas no poder e sua passagem pelo Brasil, hå 54 anos.
"Ao longo de seus mais de 70 anos de reinado, a monarca mais longeva na histĂłria do Reino Unido foi sĂmbolo de liderança e estabilidade para o paĂs e para o mundo. Sua visita em 1968, ao lado do Duque de Edimburgo, a Recife, Salvador, BrasĂlia, SĂŁo Paulo, Campinas e Rio de Janeiro ĂŠ lembrada pelo Governo e pelo povo brasileiro como marco da amizade entre o Brasil e o Reino Unido. Rememorar a visita da Rainha Elizabeth II e do Duque de Edimburgo ao Brasil ĂŠ valorizar a parceria estratĂŠgica entre o Brasil e o Reino Unido, que abrange grande nĂşmero de ĂĄreas – comĂŠrcio, saĂşde, investimentos, intercâmbio acadĂŞmico, ciĂŞncia e tecnologia – e que tem, como objetivo maior, contribuir para o bem-estar de brasileiros e britânicos, em prol do progresso de ambos os paĂses", diz a nota.
Fonte: AgĂŞncia Brasil
0 ComentĂĄrios