Últimas

6/recent/ticker-posts

Justiça fala em omissão da União na Amazônia e determina reforços nas buscas por desaparecidos

                                             


A Justiça Federal da 1ª Região determinou nesta quarta-feira (8) que o governo Jair Bolsonaro efetive imediatamente a disponibilização de helicópteros, embarcações e equipes de buscas da Polícia Federal, forças de segurança ou Forças Armadas para localizar o indigenista licenciado da Funai, Bruno Pereira, e o jornalista inglês Dom Phillips, colaborador do jornal Guardian. A informação é da coluna da Mônica Bergamo, no jornal Folha de S.Paulo.


Na manhã da última segunda-feira (6), a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) informou o desaparecimento de Bruno e Dom Phillips na Amazônia. De acordo com a associação, o desaparecimento já durava mais de 24 horas.


Segundo a entidade, eles estavam recebendo ameaças e desapareceram no trajeto entre a comunidade Ribeirinha São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte. Os dois viajavam com uma embarcação nova, com gasolina suficiente para a viagem e ainda sete tambores vazios de combustível.


Na terça-feira (7), Alessandra Sampaio, esposa do jornalista inglês Dom Phillips, que está desaparecido na Amazônia, fez um apelo para que as autoridades brasileiras reforcem as buscas. A brasileira Alessandra e Dom moram em Salvador desde 2007, na Bahia.


Em sua decisão, a juíza federal Jaiza Maria Pinto Fraxe, da 1ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Amazonas, afirma que já foi constatada a omissão da União diante da proteção de povos indígenas isolados e de recente contato. A determinação se dá no âmbito de uma ação apresentada pelo Ministério Público Federal e pela Defensoria Pública da União em parceria com a Univaja. (Metro1)

Postar um comentário

0 Comentários