Últimas

6/recent/ticker-posts

Governo entrega primeiras carteiras de identidade nacional

 

© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ AgĂŞncia Brasil

O presidente Jair Bolsonaro entregou as primeiras carteiras de identidade nacional (CIN) com registro único nesta segunda-feira (27), durante evento no Palåcio do Planalto. O novo modelo jå havia sido anunciado em fevereiro deste ano e usarå o Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) como número de identificação.

Entre os primeiros a receber o documento, estavam os ministros Paulo Guedes, da Economia, e Anderson Torres, da Justiça e Segurança Pública. Pessoas de outras unidades da federação que participaram do projeto piloto da CIN tambÊm receberam a nova carteira durante a cerimônia.

A partir de 4 de agosto, a carteira de identidade nacional serå emitida em um único modelo, independentemente de qual estado em que seja produzida. Inicialmente, os brasileiros que têm CPF e moram no Acre, em Pernambuco e Goiås, no Distrito Federal, em Minas Gerais, no Paranå, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul poderão solicitar a CIN aos institutos de identificação de seu estado. Os demais estados estarão aptos a emitir o novo modelo atÊ março de 2023.

A nova identidade vem com um QR Code que pode ser lido por qualquer dispositivo apropriado, como um smartphone. Dessa forma, serå fåcil confirmar a autenticidade do documento e saber se foi furtado ou extraviado. Segundo o governo, com essas mudanças, a identidade nacional serå o documento mais seguro do Brasil e um dos mais seguros do mundo. AlÊm da versão física, que serå gratuita, a CIN terå uma versão digital.

“O Brasil recebeu a classificação digital do melhor governo digital das AmĂŠricas no ranking do Banco Mundial. De sĂŠtimo melhor governo digital do mundo e maior governo digital das AmĂŠricas, Ă  frente de Estados Unidos e CanadĂĄ”, destacou o ministro Paulo Guedes, ao comentar a emissĂŁo da nova CIN.

O governo tambĂŠm destacou que a nova carteira nacional de identidade passarĂĄ a ser documento de viagem, por causa da inclusĂŁo do cĂłdigo no padrĂŁo internacional, que pode ser lido por equipamento. Trata-se do cĂłdigo MRZ, o mesmo usado em passaportes. AtĂŠ o momento, porĂŠm, o Brasil sĂł tem acordos para uso do documento de identidade nos postos imigratĂłrios com paĂ­ses do Mercosul. Para os demais paĂ­ses, o passaporte continua sendo obrigatĂłrio.

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios