Últimas

6/recent/ticker-posts

Presidentes de PSDB, MDB e Cidadania definem Simone Tebet como candidata da terceira via

 

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) / Foto: Dida Sampaio/EstadĂŁo/Arquivo

Os presidentes do PSDB, do MDB e Cidadania decidiram nesta quarta-feira, 18, indicar a senadora Simone Tebet (MDB-MS) como candidata única da terceira via à Presidência. A decisão ainda precisa passar pelo crivo das Executivas nacionais dos três partidos, que devem se reunir na próxima terça-feira, 24, mas jå indica que o ex-governador João Doria, prÊ-candidato do PSDB, foi rifado.


Pesquisas feitas pelos partidos indicaram que a rejeição a Doria Ê muito alta e Simone teria maior potencial de crescimento. Doria teve o nome aprovado em prÊvias do PSDB, em novembro do ano passado, mas, desde então, enfrenta resistências.


“AtĂŠ terça-feira que vem fica pĂşblica uma posição apresentada aos trĂŞs partidos. Vamos aguardar para ver se os trĂŞs partidos confirmam essa posição”, disse o presidente do PSDB, Bruno AraĂşjo, ao sair da reuniĂŁo. “A partir daĂ­, inicia-se um processo entre os dois candidatos postos no qual poderemos passar para a fase seguinte de começar a construir de forma sĂłlida essa aliança, construindo aspectos regionais e demandas que possam fortalecer essa candidatura presidencial”, afirmou AraĂşjo.


Em conversas reservadas, o presidente do PSDB jå disse que a candidatura de Doria Ê inviåvel eleitoralmente e que sua rejeição atrapalha a tentativa de reeleição do governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB). A cúpula das três siglas vai trabalhar para que Tebet seja a candidata do grupo. Procurado, Doria não se manifestou atÊ a publicação deste texto.


“Temos consenso entre nĂłs. Vamos ter que colocar para o partido para poder dizer esse candidato que vocĂŞs chamam de terceira via”, declarou o presidente do Cidadania, Roberto Freire.


Logo apĂłs a reuniĂŁo desta quarta, AraĂşjo comentou uma mensagem em que Doria diz que “o momento ĂŠ de diĂĄlogo”. Ele elogiou o ex-governador e afirmou que “ĂŠ a atitude de um lĂ­der que tem compromisso com o seu PaĂ­s”.


Integrantes da Executiva do PSDB vão se reunir com Doria antes de terça e tentar fazer com que ele desista de ser candidato a presidente. Ainda não hå data e local definidos para o encontro.


Aliados de Doria querem que a reuniĂŁo seja em SĂŁo Paulo. “Provavelmente aqui (SĂŁo Paulo), se for no inĂ­cio da semana”, disse o tesoureiro do partido, Cesar Gontijo.


Doria tem demonstrado resistĂŞncia a abrir mĂŁo de ser candidato a presidente e jĂĄ prometeu judicializar a questĂŁo. AlĂŠm dele, outra ala do partido, tambĂŠm resiste a se aliar com o MDB. O grupo liderado pelo deputado AĂŠcio Neves (PSDB-MG) teme que Tebet seja rifada pelos caciques emedebistas, que estĂŁo mais interessados em apoiar o ex-presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva (PT) ou o presidente Jair Bolsonaro (PL). AĂŠcio tambĂŠm rejeita a candidatura de Doria e prefere que outros nomes do PSDB entrem na disputa, como o do senador Tasso Jereissati (CE) ou do ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite.


O presidente do MDB, Baleia Rossi, afirmou que uma alternativa a Lula e Bolsonaro ĂŠ importante, criticou polarização e disse que o foco de um projeto de PaĂ­s deve ser resolver os problemas dos brasileiros e nĂŁo a “briga pela briga”.


“A sensação da população ĂŠ que essa polarização prejudica os brasileiros. Esse ĂŠ um dado extremamente relevante para a construção de uma alternativa mais equilibrada, moderada, que busque responder aos problemas reais dos brasileiros e nĂŁo uma briga pela briga”, afirmou Baleia.


EstadĂŁo ConteĂşdo

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios