Últimas

6/recent/ticker-posts

Ex-BBB Josy Oliveira morre em cirurgia para tratar aneurisma

 

                                                                                                                                        Foto: FabrĂ­cio Mota/Divulgação TV Globo

A ex-BBB Josy Oliveira, participante da 9ª edição do programa, morreu no último såbado (4) aos 43 anos, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC). De acordo com sua família, Josy estava fazendo tratamento de um aneurisma diagnosticado no final de 2020.

No entanto, situaçþes como essa sĂŁo de extrema gravidade para os pacientes. Segundo o neurocientista, psicanalista e biĂłlogo Fabiano de Abreu para quem nĂŁo conhece, “um aneurisma ĂŠ uma protuberância causada por uma fraqueza na parede do vaso sanguĂ­neo, geralmente onde ele se ramifica”.

De acordo com o especialista, um aneurisma tambĂŠm chamam a atenção pelos efeitos que causam no organismo. “A pessoa sente uma dor de cabeça sĂşbita e agonizante – tem sido descrita como uma ‘dor de cabeça trovĂŁo’, que ĂŠ semelhante a um golpe repentino na cabeça. Ela resulta em uma dor cegante diferente de tudo o que jĂĄ experimentou antes. AlĂŠm disso, a pessoa fica com o pescoço duro, apresenta um quadro de vĂ´mitos, e sente dor atĂŠ quando olha para a luz”, afirmou.

Ele lembra que as vĂ­timas de um aneurisma cerebral precisam ser tratadas imediatamente, pois em muitos casos a demora no socorro pode levar Ă  morte. Existem alguns fatores agravantes que podem levar a essa enfermidade.

“Fumar, ter pressĂŁo alta e um histĂłrico familiar de aneurismas cerebrais certamente sĂŁo fatores de risco em que a pessoa deve-se manter sempre atenta”, disse Fabiano de Abreu.

Sobre a relação entre o AVC e o aneurisma, o neurocientista explica que “o primeiro ocorre quando hĂĄ um vaso sanguĂ­neo rompido ou o suprimento de sangue ao cĂŠrebro ĂŠ bloqueado. Por mais que pareçam diferentes, o aneurisma cerebral pode ser uma causa do AVC, pois a parede enfraquecida estĂĄ sujeita a ruptura. Apenas cerca de 20% dos aneurismas chegam a romper”.

*Bahia.Ba

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios