Últimas

6/recent/ticker-posts

ONU acusa Talibã de procurar afegãos que ajudaram os EUA para capturá-los

 

AFP

Os talibãs estão intensificando a busca por pessoas que trabalharam com as forças dos Estados Unidos e da Otan, segundo um documento confidencial da Organização das Nações Unidas, que alerta sobre "tortura e execuções" contra essas pessoas e suas famílias, apesar da promessa dos insurgentes de não quererem se vingar de seus oponentes.


O relatório - fornecido pelos consultores de avaliação de ameaças da ONU e consultado pela AFP - diz que os talibãs têm "listas prioritárias" de indivíduos que desejam prender. Segundo o documento, as pessoas que correm mais risco são as que desempenharam funções importantes no exército, na polícia e nas unidades de inteligência afegãs. 


Os talibãs estão realizando "visitas seletivas porta a porta" em busca das pessoas que querem capturar e de seus familiares, denuncia o relatório. O texto acrescenta que os militantes também estão controlando as pessoas que se dirigem ao aeroporto de Cabul e estabeleceram postos de controle nas principais cidades, incluindo a capital e Jalalabad. 


O documento, datado de quarta-feira, 18, foi elaborado pelo Norwegian Center for Global Analyses, uma organização que fornece trabalho de inteligência para as agências da ONU.  "Estão mirando nas famílias dos que se recusam a se entregar, e perseguindo e castigando suas famílias 'segundo a lei islâmica'", disse à AFP Christian Nellemann, diretor-executivo do grupo.


"Prevemos que tanto os indivíduos que trabalhavam antes com as forças da Otan/Estados Unidos quanto seus aliados, junto aos membros de seus famílias, estejam expostos à tortura e a execuções", acrescentou. "Isso vai comprometer ainda mais os serviços de inteligência ocidentais, suas redes, métodos e capacidade para contra-atacar tanto o Talibã quanto o EI e outras ameaças terroristas", alertou. 


O relatório destaca que os militantes estão "recrutando rapidamente" novos informantes para que colaborem com o regime talibã e estão ampliando suas listas de alvos, entrando em contato com mesquitas e corretores de dinheiro.


O Talibã lançou uma estratégia de relações públicas desde que voltou ao poder no último domingo, 15, incluindo a promessa de uma anistia completa para todos os que trabalharam com o governo afegão eleito.  No entanto, os afegãos e os observadores não se esqueceram do regime islâmico ultraconservador dos talibãs de 1996-2001, quando eles impuseram castigos brutais, como o apedrejamento até a morte por acusações de adultério.

Postar um comentário

0 Comentários