Últimas

6/recent/ticker-posts

MP recomenda reabertura progressiva de leitos de Covid-19 na Bahia diante de aumento acelerado de casos

 



O MinistĂŠrio PĂşblico estadual, por meio do Grupo de Trabalho para acompanhamento das açþes de enfrentamento do coronavĂ­rus (GT CoronavĂ­rus), recomendou ontem, dia 18, ao Estado da Bahia e ao MunicĂ­pio de Salvador a progressiva reativação e redirecionamento de leitos – clĂ­nicos e de UTI, adultos e pediĂĄtricos – para a rede assistencial a pacientes da Covid-19. As informaçþes sobre as medidas adotadas devem ser encaminhadas ao MP no prazo de cinco dias Ăşteis.


Nas recomendaçþes, o GT chama atenção para a urgĂŞncia de providĂŞncias que garantam vagas a pacientes contaminados pelo coronavĂ­rus, diante do “crescimento acelerado dos indicadores epidemiolĂłgicos, com o consequente crescimento da demanda nos prĂłximos dias”.  Foram mais de 3,8 mil casos registrados entre os dias 15 e 16 de fevereiro na Bahia, conforme a Central Integrada de Comando e Controle da SaĂşde – Covid-19. Segundo os documentos, com base em dados do Plano de Desmobilização da Rede Assistencial Covid-19, foram reduzidos 513 leitos clĂ­nicos e 344 leitos de UTI em todo o Estado. JĂĄ a ocupação dos leitos ainda ativos para Covid-19 estava, atĂŠ o Ăşltimo dia 16, em 74% dos 1.068 de UTI adulto e em 56% dos 36 leitos de UTI pediĂĄtrica.  Na capital, o GT destaca que houve redução de 285 leitos clĂ­nicos, sendo 40 de gestĂŁo municipal, e 286 leitos de UTI, dos quais 87 de gestĂŁo municipal. A ocupação estava, atĂŠ 15 de fevereiro, em 73% dos 425 leitos ativos de UTI adulto e 67% dos 18 de UTI pediĂĄtrica.


Redução de verbas federais


O GT CoronavĂ­rus tambĂŠm encaminhou ontem, dia 18, ofĂ­cio Ă  chefe do MinistĂŠrio PĂşblico Federal na Bahia (MPF-BA), procuradora da RepĂşblica Juliana de Azevedo Moraes, solicitando    “a adoção das providĂŞncias que julgar pertinentes e necessĂĄrias”,  diante das notĂ­cias de redução de verbas repassadas pelo Governo Federal aos municĂ­pios baianos para  enfrentamento da pandemia.  Segundo o documento, dados do Conselho Nacional de Secretarias de SaĂşde (Conass) apontam que estiveram disponĂ­veis no paĂ­s, em dezembro do ano passado, mais de 20 mil leitos de UTI para pacientes de Covid-19, nĂşmero que caiu para 7.717, em janeiro de 2021, e 3.187  em fevereiro deste ano.


As recomendaçþes e ofício são assinados pelos coordenadores do GT Coronavírus, promotores de Justiça Frank Ferrari, Patrícia Medrado, Rita Tourinho e RogÊrio Queiroz.

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios