Problemas com Caixa Tem? Listamos dicas para resolver. Diversos leitores tĂŞm entrado em contato com a coluna para reclamar de problemas com o aplicativo Caixa Tem.
O aplicativo ĂŠ utilizado para fazer os saques do auxĂlio emergencial e tambĂŠm do saque emergencial do FGTS, alĂŠm do dinheiro do BEM (Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda).
ApĂłs suspeitas de fraudes no aplicativo, a Caixa bloqueou e suspendeu diversas contas e com isso alguns usuĂĄrios estĂŁo tendo dificuldade de fazer o aplicativo funcionar de novo.
Enviamos alguns dos casos relatados pelos leitores Ă coluna para a Caixa EconĂ´mica Federal, que forneceu as respostas para cada caso.
Esperamos que a solução informada possa ajudar outros leitores tambÊm. Confira cada uma das respostas:PUBLICIDADE
1. TROCA DE NĂMERO DE CELULAR
DĂşvida da internauta LĂşbia
NĂŁo consigo trocar o nĂşmero do celular do meu marido para que ele tenha acesso ao cĂłdigo de acesso para receber o auxĂlio. O que fazer?
DĂşvida do internauta AdirlĂŠcio
NĂŁo utilizo mais o nĂşmero do celular que estĂĄ no Caixa Tem. Como atualizar o novo?
O QUE FAZER:
A Caixa respondeu que para garantir a segurança dos beneficiårios e seus recursos contra a ação de quadrilhas fraudulentas, a atualização cadastral para acesso ao Caixa Tem, como número do celular, e-mail, senha, dentre outras informaçþes, estå sendo realizada em qualquer unidade da Caixa, com a devida identificação do cidadão mediante a apresentação de documento com foto.
2. PERDA DE E-MAIL OU DE SENHA
DĂşvida da internauta Lidia
Meu irmĂŁo nĂŁo lembra o e-mail nem a senha para ter acesso ao Caixa Tem. O que fazer?
O QUE FAZER:
Compareça a qualquer unidade da Caixa com documento com foto para garantir a identificação para fazer a atualização cadastral.
3. PROBLEMA DE ACESSO AO APLICATIVO

DĂşvida da internauta Ana LĂşcia
O Caixa Tem nĂŁo abre. Coloco meu CPF e quando eu vou em ‘continua’ ele volta para o inĂcio de novo. O que eu faço?
O QUE FAZER
– Verifique se o aplicativo estĂĄ atualizado. Caso nĂŁo esteja, ĂŠ preciso atualizar.
– Se ainda continuar com problemas, compareça a qualquer unidade da Caixa com documento com foto para resolver o problema.
4. SEM E-MAIL DE CONFIRMAĂĂO
DĂşvida do internauta Andres Felipe
Fiz cadastro no Caixa Tem. Quando cheguei na opção de confirmação do email nunca chegou o e-mail. O que eu posso fazer?
O QUE FAZER:
– Verifique se o e-mail nĂŁo foi para a caixa de SPAM.
– Verifique se o aplicativo estĂĄ atualizado. Caso nĂŁo esteja, ĂŠ preciso atualizar.
– Se ainda continuar com problemas, compareça a qualquer unidade da Caixa com documento com foto para fazer a atualização cadastral.
5. CONTA NĂO LOCALIZADA
DĂşvida da internauta Vera LĂşcia
Quando vou acessar o Caixa Tem diz que nĂŁo estou cadastrada na conta social. O que fazer? Ă meu quarto pagamento e nunca deu isso.
O QUE FAZER:
Ăs vezes o problema pode estar no acesso simultâneo de muitas pessoas ao sistema. Nesse caso, tente acessar o aplicativo em outro horĂĄrio para aguardar o descongestionamento do sistema.
Se ainda continuar com problemas, compareça a qualquer unidade da Caixa com documento com foto para garantir a identificação.
6. ERRO DE CADASTRO NA POUPANĂA SOCIAL
DĂşvida da internauta Viviane S.S.C:
Sophia, preciso de uma ajuda. Sou nascida em fevereiro, atĂŠ hoje (20/8) nĂŁo consegui ter acesso ao Caixa Tem, pois minha poupança digital social nĂŁo foi aberta. JĂĄ fui diversas vezes na Caixa e eles dizem que por conta de algum erro no meu cadastro nĂŁo foi possĂvel a abertura automaticamente dessa conta e nessas minhas idas ao banco os atendentes me dizem que fizeram uma atualização no sistema com meus dados e eu teria que aguardar cerca de 20 dias para que o sistema da Caixa fizesse atualização e assim abrir minha conta. Isso jĂĄ faz um mĂŞs e meio e nada ainda. NĂŁo sei mais o que fazer.
O QUE FAZER:
A Caixa esclarece que para efetuar o Saque Emergencial do FGTS ĂŠ preciso estar com os dados cadastrais atualizados.
O banco informa tambĂŠm que a regularização cadastral da leitora Viviane foi efetuada e o crĂŠdito do saque emergencial realizado. “Orientamos que a cliente acompanhe as informaçþes referentes ao pagamento pelos aplicativos FGTS e CAIXA Tem.”
7. PARCELA DO AUXĂLIO NĂO CAIU NA CONTA
DĂşvida da internauta Juliana dos S.S.
“Liguei no 111 e diz que minha terceira parcela do auxĂlio foi creditada na minha conta digital , mas quando entro na conta do Caixa Tem, nĂŁo tem nada. O que fazer?”
O QUE FAZER:
A Caixa respondeu que o cadastro foi identificado com indĂcios de desconformidades com a Lei 13.982/2020 e estĂĄ sendo reavaliado pelo MinistĂŠrio da Cidadania.
“A informação estĂĄ sendo corretamente apresentada no site e no telefone 111. Nesse caso, orientamos que ela busque informaçþes adicionais na central de atendimento do MinistĂŠrio da Cidadania, por meio do telefone 121.”
Como acompanhar o processo de anĂĄlise?
O processo pode ser acompanhado por meio do site da Caixa, do aplicativo, ou do portal da Dataprev.
8. DOCUMENTO REJEITADO
Pergunta da internauta Neide, que se propĂ´s a ajudar Valdeir R. S:
“O que fazer quando a pessoa vai pessoalmente na Caixa levar os documentos exigidos e continua na mesma, bloqueado? O caso ĂŠ de um amigo que mora num sĂtio, pessoa simples e que nĂŁo tem como estar vindo na cidade sempre. Eu que fiz o cadastro dele. Foi aprovado. NĂŁo consegui acessar o app Caixa Tem mesmo ele indo pessoalmente. Ele levou os ocumentos mas atĂŠ hoje nĂŁo conseguiu receber nem a primeira parcela do auxĂlio.”
O QUE FAZER:
A Caixa respondeu que o sr. Valdeir R.S. teve o processo de avaliação documental rejeitado e deve procurar a agência pessoalmente para finalizar o processo.
Por que um documento pode ser rejeitado?
Se o documento de identificação estiver danificado ou ilegĂvel, o banco pode rejeiar esse documento porque ĂŠ preciso confirmar a identidade correta da pessoa para que ela tenha acesso Ă sua conta e ao dinheiro. Se o documento estiver muito desatualizado (RG com mais de 10 anos, por exemplo), tambĂŠm ĂŠ possĂvel que ele seja rejeitado para evitar fraudes. (Fonte R7)
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