Últimas

6/recent/ticker-posts

Estudo sugere que gatos contraem e transmitem Covid-19, mas adoecem pouco


Gatos domĂŠsticos podem contrair e transmitir a Covid-19, segundo sugere um estudo espanhol. De acordo com O Globo, cientistas analisaram um caso de um felino na Catalunha, cujo dono morreu vĂ­tima do novo coronavĂ­rus. O animal, que se chamava Negrito e que tambĂŠm acabou falecendo, foi diagnosticado com o Sars-CoV-2, mas a contaminação nĂŁo teria sido a causa da morte. 


Levado para um hospital veterinĂĄrio, o gato apresentou inicialmente problemas respiratĂłrios graves. Para evitar mais sofrimento ao animal, os profissionais decidiram por aplicar a eutanĂĄsia no felino. Encaminhado Ă  necrĂłpsia, para um estudo detalhado em busca de evidĂŞncias, foi constatado, no entanto, que Negrito sofreu uma “cardiomiopatia hipertrĂłfica”, sem relação com a Covid-19. 


A anĂĄlise, que foi divulgada na revista cientĂ­fica americana PNAS, na Ăşltima sexta-feira (18), deixa claro que ainda nĂŁo hĂĄ certezas sobre o papel do felino na cadeia de transmissĂŁo da doença. Ao analisar a presença do vĂ­rus no animal, inclusive, nĂŁo foi encontrado o Sars-CoV-2 nos tecidos cardĂ­aco e de outros ĂłrgĂŁos, limitando a presença apenas no focinho e vias aĂŠreas superiores.  


“Apesar de ser ser altamente especulativa a possibilidade de o Sars-Cov-2 agravar doenças prĂŠ-existentes em gatos e outros animais, seria importante certificar se isso pode ocorrer”, destacaram os cientistas. Negrito chegou a ser adotado por parentes do falecido dono, que tambĂŠm foram diagnosticados com a Covid-19. Outro ponto ainda ser analisado ĂŠ se o gato foi vĂ­tima de “zoonose reversa”, quando neste caso o vĂ­rus passou do humano para o animal. 


O Globo

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios