
Senado aprova a utilização obrigatória de máscaras em todo o país; não uso pode gerar multa
![]() |
Crédito da Foto: ilustrativa/Pexels |
Segundo o PL, quem não usar o equipamento poderá ser multado, conforme multa fixada pelos estados ou municípios. O projeto propõe que o poder público forneça máscaras às populações economicamente vulneráveis. As empresas, por sua vez, devem entregar o item de proteção aos seus funcionários, sob pena de pagamento de multa no valor de R$ 300 por pessoa.
O texto diz o poder público deve dar prioridade às máscaras feitas por costureiras ou outros poderes locais, de forma individual, associada ou por meio de cooperativa de produtores, observado sempre o preço de mercado.
Além de campanhas para conscientizar a população, o PL estabelece ainda a dispensa do uso do item para o caso de pessoas com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, deficiências sensoriais ou quaisquer outras que a impeçam a pessoa de usar a peça adequadamente.
Como a proposta original sofreu alterações, o PL volta à Câmara para nova votação.
PROFISSIONAIS DA SAÚDE
A medida aprovada pelo Senado assegura que os profissionais de saúde que contraírem a Covid-19 terão garantidos leitos e atendimento em hospitais, respeitados os protocolos médicos.
O relator da proposta, Jean Paul Prates (PT-SE), acatou várias emendas, como a inclusão de profissionais da segurança pública na preferência de atendimento.
0 Comentários