
Mercado estima queda de quase 2% para o PIB do Brasil em 2020
![]() |
CĂŠdulas de real, a moeda oficial do Brasil Foto: Pixabay |
RIO - Pela nona semana consecutiva, os economistas consultados pelo Banco Central (BC) para a elaboração do Boletim Focus revisaram para baixo suas projeçþes sobre o desempenho da economia do Brasil em 2020. Eles avaliam que o Produto Interno Bruto (PIB) vai ter uma contração de 1,96% neste ano. Na semana passada, a estimativa era de recuo de 1,18%.
O Focus jå vem apresentando resultados negativos para o PIB hå duas semanas, porÊm, os números são mais modestos do que os de bancos e consultorias. O Banco Mundial prevê um tombo de 5% na economia brasileira em 2020, o que pode ser a maior retração em 58 anos.
Hå duas semanas, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, citou um estudo da Economist Intelligence durante videoconferência, apresentando um resultado ainda mais negativo. De acordo com o centro britânico, o PIB do Brasil poderia cair 5,5% neste ano.
Por sua vez, o ministro da Economia, Paulo Guedes, avaliou que a atividade econômica do Brasil pode ter uma contração de 4% em 2020 caso os isolamentos sociais sejam estendidos após julho.
Ainda no Focus, os economistas consultados projetam que o dólar vai encerrar o ano valendo R$ 4,60. Houve revisão para cima na comparação com a semana passada, quando a projeção era do câmbio a R$ 4,50.
Em relação Ă inflação, a estimativa ĂŠ que o Ăndice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) feche o ano em 2,52%, nĂşmero abaixo do centro da meta de 4% para o ano.
O globo
O globo
0 ComentĂĄrios