
Kim Jong-un pode estar em estado grave após cirurgia, diz CNN

A rede de TV americana CNN noticiou que, segundo uma fonte de inteligência com "conhecimento direto" do assunto, o ditador da Coreia do Norte,Kim Jong-un, está em estado grave após passar por uma cirurgia.
Segundo o canal, a inteligência americana "monitora" essa informação sobre o estado de saúde de Kim.
A informação foi minimizada por fontes do Partido Comunista Chinês e da Coreia do Sul ouvidas pela Reuters, que disseram não haver relatos de que Kim encontre-se em estado grave.
Mais cedo, a Reuters noticiou que Kim está recebendo tratamento após ter sido submetido a um procedimento cardiovascular no início deste mês. O norte-coreano faltou à cerimônia pelo aniversário do fundador do país e seu avô, Kim Il-sung, em 15 de abril, a data mais importante do calendário político do país.
Relembre:Coreia do Norte anuncia abandono de moratória nuclear e culpa EUA por sanções 'brutais e desumanas'
Segundo Ankit Panda, pesquisador especializado na Coreia do Norte, a inteligência americana pode estar verificando uma informação, mas não há dados sólidos de que a saúde de Kim esteja em condição grave.
"Não é incomum que a análise de inteligência comece com a inteligência de 'código aberto' (neste caso, um relato / rumores sobre os problemas de saúde de Kim). Se um analista começar a estudar essas informações e trabalhar com o problema, ele estará 'monitorando' a inteligência", escreveu no Twitter.
O Daily NK, um site especializado administrado principalmente por desertores norte-coreanos, citou fontes não identificadas dentro do Estado isolado dizendo que Kim está se recuperando em uma casa de campo no condado de Hyangsan, no Monte Kumgang, na costa leste, depois de passar por um procedimento em 12 de abril em um hospital de lá.
Relatos de dentro da Coreia do Norte são notoriamente difíceis de checar, especialmente em questões relacionadas à liderança do país, devido a um rígido controle das informações.
Uma fonte do Partido Comunista Chinês disse à Reuters que a China não acredita que Kim esteja em estado grave. Duas fontes do governo da Coreia do Sul disseram extra-oficialmente que não é verdade que Kim esteja muito doente e que não há sinais incomuns vindos de Pequim.
O Ministério da Unificação da Coreia do Sul, que lida com assuntos inter-coreanos, se recusou a comentar o relatório. Segundo a agência sul-coreana Yonhap, autoridades da Coreia do Sul "não notaram nenhuma tendência" ligada a uma "anormalidade de saúde" de Kim.
Homenagem: Kim Jong-un recebeu Moção de Louvor na Câmara Municipal do Rio
A saúde de Kim se deteriorou nos últimos meses devido ao fumo intenso, obesidade e excesso de trabalho, segundo notícia do Daily NK.
— Meu entendimento é que ele estava lutando (com problemas cardiovasculares) desde agosto passado, mas piorou após repetidas visitas ao Monte Paektu — disse uma fonte, referindo-se à montanha sagrada do país.
Kim partiu para o hospital depois de presidir uma reunião do politburo do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte no dia 11 de abril, onde foi visto publicamente pela última vez, segundo a notícia.
Pyongyang disparou vários mísseis de curto alcance na semana passada, que funcionários de Seul disseram também fazer parte da comemoração de aniversário de Kim Il-sung.
0 Comentários