
Bahia tem 884 casos confirmados de Covid-19

A Bahia registra 884 casos confirmados do novo coronavĂrus (Covid-19), o que representa 8,86% do total de casos notificados. AtĂŠ o momento, 5.267 casos foram descartados e houve 28 Ăłbitos, sendo 15 no municĂpio de Salvador e 13 nos municĂpios de Lauro de Freitas (2), Gongogi (1), Itapetinga (1), Utinga (1), Adustina (1), Araci (1), ItagibĂĄ (1), Uruçuca (1), IlhĂŠus (1), Belmonte (1), VitĂłria da Conquista (1) e ItapĂŠ (1). Um caso confirmado que anteriormente havia sido notificado como Bom Jesus da Lapa tem como registro do provĂĄvel local de infecção a cidade de Salvador. Um dos Ăłbitos que estava sendo registrado em IlhĂŠus ĂŠ de uma paciente residente em ItapĂŠ.
Este número contabiliza todos os registros de janeiro atÊ as 17 horas desta quarta-feira (15). Ao todo, 218 pessoas estão recuperadas e 99 encontram-se internadas, sendo 38 em UTI. Estes dados representam notificaçþes oficiais compiladas pelo Centro de Informaçþes EstratÊgicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.
Os casos confirmados estĂŁo distribuĂdos em 83 municĂpios do estado, com maior proporção em Salvador (58,71%). Quanto ao sexo dos casos confirmados, 494 (55,88%) foram do sexo feminino. A mediana de idade foi 42 anos, variando de 4 dias a 96 anos. A faixa etĂĄria mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 28,28% do total. O coeficiente de incidĂŞncia por 1.000.000 habitantes tambĂŠm foi maior nesta faixa etĂĄria (108,97/ 1.000.000 habitantes), indicando que o risco de adoecer passou a ser maior entre os adultos jovens, seguida da faixa de 50 a 59 anos (101,83/ 1.000.000 habitantes).
Ressaltamos que os nĂşmeros sĂŁo dinâmicos e, na medida em que as investigaçþes clĂnicas e epidemiolĂłgicas avançam, os casos sĂŁo reavaliados, sendo passĂveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informaçþes em saude.ba.gov.br/coronavirus.
Para acessar o boletim completo, com a lista de municĂpios com casos confirmados, clique aqui.
De acordo com a Nota TĂŠcnica n° 54 (disponĂvel em saude.ba.gov.br/coronavirus), as unidades de saĂşde devem realizar a coleta de amostras somente quando o caso suspeito de Covid-19 se enquadrar nos critĂŠrios abaixo:
1. Pacientes internados com suspeita de COVID-19;
2. Pacientes com sĂndrome respiratĂłria aguda grave (SRAG);
3. Profissionais de saĂşde com sĂndrome gripal suspeitos de COVID-19, ou contactantes de casos confirmados de COVID-19 mesmo assintomĂĄticos;
4. Pacientes que foram a Ăłbito com suspeita de COVID-19 cuja coleta nĂŁo pĂ´de ter sido realizada em vida;
5. Pessoas com febre, suspeitas de infecção, triadas nos aeroportos, portos e nas estradas.
Observação: pacientes que não se enquadrem nas situaçþes acima não têm indicação para coleta de amostras.
Definição de caso suspeito de coronavĂrus (Covid-19)
Definição 1 – SĂndrome Gripal (SG): indivĂduo com quadro respiratĂłrio agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, mesmo que relatada, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratĂłria.
– Em crianças (menos de 2 anos de idade): considera-se tambĂŠm obstrução nasal, na ausĂŞncia de outro diagnĂłstico especĂfico.
– Em idosos: a febre pode estar ausente. Deve-se considerar tambĂŠm critĂŠrios especĂficos de agravamento como sincope, confusĂŁo mental, sonolĂŞncia excessiva, irritabilidade e inapetĂŞncia.
Definição 2 – SĂndrome RespiratĂłria Aguda Grave (SRAG): SĂndrome Gripal que apresente: dispneia/desconforto respiratĂłrio ou pressĂŁo persistente no tĂłrax ou saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente ou coloração azulada dos lĂĄbios ou rosto.
– Em crianças: alĂŠm dos itens anteriores, observar os batimentos de asa de nariz, cianose, tiragem intercostal, desidratação e inapetĂŞncia.
0 ComentĂĄrios