Últimas

6/recent/ticker-posts

Governo implanta 14 leitos de hematologia no Hospital Roberto Santos

Governo implanta 14 leitos de hematologia no Hospital Roberto Santos
Foto: Divulgação / Sesab
No dia mundial do câncer, celebrado nesta segunda-feira (4), uma enfermaria com 14 leitos foi implantada no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador. Eles serão disponibilizados a pacientes com distúrbios hematológicos em fase de diagnóstico e tratamento inicial. A unidade, que Ê a primeira na rede pública estadual, foi inspecionada pelo secretårio da Saúde do Estado, Fåbio Vilas-Boas, nesta manhã.



“Existe uma demanda reprimida por leitos nesta especialidade e, tendo em vista que os hospitais Santa Izabel, Aristides Maltez, bem como o Hospital das ClĂ­nicas ofertam vagas em nĂşmero insuficiente, o Governo do Estado tomou a decisĂŁo de investir na rede prĂłpria, visto que os pacientes de hematologia aguardavam atĂŠ 30 dias por um leito”, afirmou Vilas-Boas. Segundo ele, sete pacientes seriam transferidos para a unidade ainda hoje.



Nesse leitos serão admitidos pacientes com quadros de anemias, distúrbios plaquetårios, leucocitoses não confirmados como leucemias ou linfomas, alÊm de mielomas e outras doenças em investigação. O espaço tambÊm permitirå que algumas terapias específicas para leucoses sejam iniciadas.



A enfermaria de hematologia vai contar com suporte da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), que vai conceder o apoio tÊcnico com profissionais e hemoderivados.



“Pelas caracterĂ­sticas dos pacientes, muitos com imunodepressĂŁo, doenças autoimunes, alguns infectados, o perfil de pacientes que serĂŁo atendidos na enfermaria serĂĄ mais rico e complexo, proporcionando ainda mais conhecimentos aos estudantes e residentes”, acrescenta o secretĂĄrio.



Jå o serviço de infectologia e HIV/Aids da unidade, que inclui a enfermaria de infectologia e o ambulatório de HIV/Aids, serå absorvido pelo Instituto Couto Maia, especializado em doenças infecto-contagiosas.

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios