
Surto de toxoplasmose no Rio Grande do Sul continua sem causa definida
![]() |
| Contaminação da ågua Ê uma causa provåvel | Foto: Shutterstock |
O surto de toxoplasmose identificado hĂĄ quase quatro meses no municĂpio de Santa Maria (RS) permanece sem causas definidas. Desde 16 de abril, a Secretaria da SaĂşde do Rio Grande do Sul contabilizou 634 casos confirmados, sendo 54 em gestantes. Segundo a AgĂŞncia Brasil, hĂĄ ainda 529 casos em investigação, sendo 173 em gestantes.
O MinistĂŠrio da SaĂşde informou que o surto tem como causa provĂĄvel a contaminação pela ĂĄgua, com possĂvel contaminação de hortaliças como causa secundĂĄria. O parecer foi apresentado ao estado e ao municĂpio no fim de junho, apĂłs anĂĄlise de dados do controle feito pela pasta, em conjunto com gestores locais.
"Vale ressaltar que as outras possĂveis causas comuns em casos de toxoplasmose foram eliminadas durante a pesquisa, como carne bovina, de frango e queijos, entre outros alimentos. No entanto, a investigação continuarĂĄ sendo realizada", informou o ministĂŠrio, em nota.
Como medida de precaução, uma vez que a ågua Ê a fonte mais provåvel da infecção, a pasta reforçou a necessidade de a população intensificar medidas de prevenção, como evitar o uso de produtos animais crus ou mal cozidos, eliminar as fezes de gatos em lixo seguro, proteger as caixas de areia e lavar as mãos após manipular carne crua ou terra contaminada.
0 ComentĂĄrios