
Presidente do STJ nega 143 habeas corpus ao ex-presidente Lula

A ministra Laurita Vaz, presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), negou 143 habeas corpus pedidos em favor do ex-presidente Luiz Inåcio Lula da Silva que chegaram à corte padronizados.
“Essa petição padronizada de habeas corpus foi entregue no protocolo do Superior Tribunal de Justiça, durante o apertado perĂodo de plantĂŁo da presidĂŞncia, com outras 142, em meio fĂsico, ocupando vĂĄrios servidores e movimentando diversos ĂłrgĂŁos do tribunal, sobrecarregando a rotina de trabalho, jĂĄ suficientemente pesada”, escreveu a ministra.
Todas as petiçþes, segundo a ministra, tinham o subtĂtulo “Ato Popular 9 de julho de 2018 – Em defesa das garantias constitucionais”.
Laurita destacou que Ê direito de todo cidadão peticionar à Justiça contra ilegalidades ou abusos de poder, mas fez uma ressalva.
“O Poder JudiciĂĄrio nĂŁo pode ser utilizado como balcĂŁo de reivindicaçþes ou manifestaçþes de natureza polĂtica ou ideolĂłgico-partidĂĄrias. NĂŁo ĂŠ essa sua missĂŁo constitucional”, afirmou.
Os pedidos de habeas corpus chegaram ao STJ entre segunda (9) e terça (10), após a guerra de decisþes no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) em torno da soltura de Lula. O imbróglio foi encerrado com a decisão do presidente do tribunal regional, Thompson Flores, de manter o petista na prisão.
A decisão de Laurita foi assinada na terça (10) e divulgada pela assessoria de imprensa do STJ nesta quarta (11). TambÊm na terça a ministra negou um outro habeas corpus a Lula e afirmou, na decisão, que o juiz plantonista do TRF-4 RogÊrio Favreto não tinha competência (atribuição) para mandar soltar o ex-presidente.
Lula estĂĄ preso em Curitiba desde 7 de abril, apĂłs ser condenado em segunda instância a 12 anos e um mĂŞs de prisĂŁo por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do trĂplex de GuarujĂĄ (SP). Com informaçþes da Folhapress.
*NM
0 ComentĂĄrios