Últimas

6/recent/ticker-posts

Profissionais do Ciave recomendam cuidado com intoxicações e envenenamentos nos festejos juninos







Profissionais do Ciave recomendam cuidado com intoxicações e envenenamentos nos festejos juninos

Durante as festas juninas, além da animação, existem também diversos fatores de risco de intoxicação ou envenenamento. Segundo o médico toxicologista Daniel Rebouças, diretor do Centro de Informações Antiveneno (Ciave), “neste período são frequentes as intoxicações por alimentos contaminados e bebidas alcóolicas, além dos acidentes por animais peçonhentos”.

O médico lembra que uma das grandes atrações das festas juninas são as comidas típicas. Portanto, deve-se estar atento para não sofrer intoxicação causada por alimentos contaminados por bactérias ou fungos que produzem toxinas, principalmente aqueles mal armazenados, manipulados ou expostos ao ambiente por muito tempo. Além dos alimentos prontos, é preciso ter cuidado também com os ingredientes como o amendoim e o milho, que podem representar perigo à saúde quando contaminados por fungos ou bactérias.

Para garantir que as delícias de São João não se transformem em dor de cabeça, é preciso tomar cuidado na hora de comprar os ingredientes e manusear os pratos. Deve-se dar preferência aos alimentos frescos e evitar aqueles que possam ter sido manipulados, principalmente se estiverem expostos ao ambiente, pois podem se constituir em um meio de cultura fácil para a proliferação de germes patogênicos.

Tanto nos casos de acidentes por animais peçonhentos quanto por intoxicações por outros agentes, é importante evitar a automedicação e medidas não adequadas como o uso de leite (não funciona como antídoto e facilita a absorção de muitas substâncias tóxicas), estímulo de vômito (caso não haja orientação médica), dentre outras, que podem agravar o quadro clínico da vítima.

Postar um comentário

0 Comentários