
A Agência Nacional de Energia ElÊtrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (17), um reajuste de 17,22% nas tarifas da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). Para consumidores conectados à alta tensão, o aumento serå de 16,17%, e para a baixa tensão, a alta serå de 17,27%. As novas tarifas jå vigoram a partir do próximo domingo (22).
A Coelba pertence ao grupo Neoenergia e atende a 5,9 milhĂľes de unidades consumidoras em 415 dos 417 municĂpios da Bahia.
Segundo a diretoria da Aneel, a aprovação ocorreu em reunião pública e diz respeito à Revisão Tarifåria Periódica da Coelba.
Confira os percentuais definidos para cada grupo de consumo:
Empresa
Consumidores residenciais - B1
COELBA
17,22%
Empresa
Classe de Consumo – Consumidores cativos
Baixa tensĂŁo
em mĂŠdia
Alta tensĂŁo
em mĂŠdia (indĂşstrias)
Efeito MĂŠdio para o consumidor
COELBA
17,27%
16,17%
16,95%
De acordo com a Coelba, este ano a empresa passou pela quarta RevisĂŁo TarifĂĄria, processo realizado periodicamente pela Aneel em todas as distribuidoras de energia elĂŠtrica do paĂs. No caso da Bahia, a RevisĂŁo TarifĂĄria ocorre a cada cinco anos, conforme contrato de concessĂŁo, estabelecido entre a Coelba e a UniĂŁo.
No processo, o valor da tarifa pode ser alterado para mais ou para menos, dependendo das mudanças ocorridas nos custos e no mercado das empresas, e do estĂmulo Ă eficiĂŞncia e ao equilĂbrio tarifĂĄrio, entre outros aspectos, como, por exemplo, o volume de investimentos realizados pela concessionĂĄria.
Investimentos
Nos últimos cinco anos (20013/2017), a Coelba investiu R$ 5,1 bilhþes na aplicação de novas tecnologias, construção de subestaçþes e redes, renovação de redes e equipamentos, ligação de novos consumidores. Somente em 2017, o investimento foi de R$ 1,5 bilhão, para atender com mais qualidade e aumentar a oferta de energia para os quase seis milhþes de clientes. AlÊm de reforçar e modernizar o sistema elÊtrico do Estado, o investimento da Coelba assegura a manutenção de mais de 16.000 empregos diretos em todo o Estado, entre profissionais próprios e prestadores de serviço.
Os recursos foram destinados para todas as regiĂľes do estado, com a construção de 31 novas subestaçþes e a ampliação de outras 76. Nos Ăşltimos cinco anos foram construĂdos 223 quilĂ´metros de novas Linhas de TransmissĂŁo e mais de 33 mil quilĂ´metros de novas Linhas de Distribuição, alĂŠm da instalação de 700 mil novos postes.
Como resultado dos investimentos, os indicadores da empresa revelam a redução da duração das interrupçþes de energia (DEC) e da frequência das interrupçþes (FEC). Nos últimos dois anos, o tempo de atendimento das ocorrências de falta de energia foi reduzido em cerca cinco horas. Somente de 2016 para 2017, a diminuição foi de três horas. Reflexo dos investimentos em tecnologia como os sensores inteligentes, ligados nas redes elÊtricas e conectados aos sistemas de controle instalados nos Centros de Operação. Com comunicação via satÊlite, o sensor ajuda a diminuir a årea que os tÊcnicos da Coelba devem percorrer para localizar uma eventual ocorrência na rede elÊtrica.
Correio
0 ComentĂĄrios