
No mesmo dia da celebração pelo dia da padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição, o Elevador Lacerda comemora exatos 144 anos de inauguração, nesta sexta-feira (8). Com construção iniciada em 1869 e inaugurado em 8 de dezembro de 1873, o cartĂŁo-postal da capital baiana foi o mais alto elevador urbano do mundo e o primeiro edifĂcio pĂşblico modernista no Brasil.
Concebido pelo engenheiro Antonio de Lacerda e construĂdo pelo irmĂŁo Augusto de Lacerda, inicialmente foi denominado Elevador HidrĂĄulico da Conceição. Isso porque o maquinĂĄrio contava com uma bomba a Ăłleo movida originalmente por uma mĂĄquina a vapor para fazer o transporte de pessoas entre 63 metros de altura. O nome Lacerda – em homenagem ao idealizador – foi concretizado em 1896.
Em 1906, o sistema foi modificado para tração elĂŠtrica e, 21 anos depois, a Companhia Linha Circular de Carris da Bahia, empresa concessionĂĄria do elevador, passou a ser controlada pela General Eletric. Com isso, uma nova mudança foi realizada: a ampliação do equipamento com a construção de uma nova torre de 73,5m, mais duas cabines e ponte superior de acesso. A inauguração da estrutura atual ocorreu em 1Âş de janeiro de 1930. Devido Ă importância, o ascensor foi tombado como patrimĂ´nio cultural pelo Instituto do PatrimĂ´nio HistĂłrico e ArtĂstico Nacional (Iphan) em 7 de dezembro de 2006.
Administrado pela prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), o ascensor transporta cerca de 28 mil pessoas diariamente, entre 6h e 23h, de segunda a sexta-feira, e das 6h Ă s 22h, aos sĂĄbados e domingos. A tarifa custa apenas R$ 0,15. A viagem ĂŠ quase expressa – dura apenas 30s.
(BNews)
0 ComentĂĄrios