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PM promove palestra sobre uso de drones para conscientizar sobre risco de acidentes



Pequenas aeronaves geralmente utilizadas para fins comerciais, recreativos e outras finalidades, os drones nĂŁo podem ser operados por qualquer pessoa. SĂŁo necessĂĄrias licenças da agĂŞncias Nacionais de Aviação Civil (Anac) e de Telecomunicaçþes (Anatel), e cada voo precisa antes ser autorizado pelo Departamento de Controle do Espaço AĂŠreo da AeronĂĄutica (Decea). O tema foi abordado pelo Grupamento AĂŠreo da PolĂ­cia Militar (Grear) em palestra para profissionais da imprensa e do audiovisual. A ação visa reduzir o risco de acidentes com drones, o que geralmente aumenta com a concentração de pessoas durante o Carnaval. A infração das regras para a utilização do aparelho pode configurar crime, fiscalizado pela PM. O comandante do Graer, tenente-coronel Carlos Renato Lima, contou que, no Ăşltimo dia 15, os policiais estavam sobrevoando a Lavagem do Bonfim quando se depararam com umd rone nas proximidades do helicĂłptero. "Isso foi um risco real e, desde entĂŁo, nĂłs decidimos fazer este trabalho de conscientização. Havendo voos clandestinos ou ilegais, prejudicando a segurança da população, entra a PolĂ­cia Militar", ressaltou Lima. De acordo com o comandante do Centro Integrdo de Defesa AĂŠrea e Controle de TrĂĄfego AĂŠreo (Cindacta III), major Wagner Baroni, os aparelhos leves que nĂŁo voam a grandes alturas conseguem a autorização com a Cedea em atĂŠ 45 minutos. "Se for para uso recreativo, serĂĄ tratada como aeromodelismo e fica subordinada Ă  portaria 207 da Anac. Se for para uso comercial, estarĂĄ subordinada a regras diferenciadas. Os operadores precisam ter as autorizaçþes e obedecer regras, como manter 30 metros de distância de carros, pessoas e construçþes, e nĂŁo nvadir espaço reservado para navegação aĂŠrea e para serviços de emergĂŞncia", explicou o comandante. Os drones, de acordo com o fiscal da Anatel, Gilmar Ferreira, geralmente nĂŁo exige licença. No entanto, a certificação da Anatel ĂŠ necessĂĄria para  nĂŁo haver descontrole e evitar que as aeronaves invadam outras frequĂŞncis utilizadas para a comunicação, o que pode provocar interferĂŞncias.

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