No povoado de Serrote, cerca de 15 km de Conceição do CoitÊ, na Bahia, uma menina de 12 vem fazendo a diferença quando o assunto Ê educação. A pequena Maria Clara resolveu abrir uma biblioteca para incentivar o håbito da leitura nas crianças e adolescentes do povoado.
Estudante da Escola Antonio Nunes Gordiano Filho, no distrito de Salgadålia, teve uma ideia, começou uma campanha de doaçþes de livros e montou um acervo, que mistura livros didåticos, romances e clåssicos da literatura brasileira.
De acordo com o site Calila NotĂcias, os livros arrecadados por Maria Clara ficam sobre duas prateleiras de ferro, no local onde hĂĄ alguns anos funcionava um posto telefĂ´nico, Ă s margens da BA 411. Par o feito, ela contou com a ajuda do avĂ´ Guiofredo Pereira, presidente da associação de moradores da comunidade, e da diretora da escola onde estuda, Simone Nascimento.
Ainda segundo a publicação, tudo começou quando ela enviou mensagens em grupos do aplicativo WhatsApp, explicando a ideia. Logo surgiram os primeiros interessados em ajudĂĄ-la e assim conseguiu viabilizar a ideia. Hoje a biblioteca jĂĄ fornece material para pesquisa de estudantes e faz emprĂŠstimo de livros. Apesar do tamanho e da simplicidade, nĂŁo falta organização e controle. Todos livros sĂŁo catalogados e os emprĂŠstimos sĂŁo devidamente registrados. "A biblioteca ĂŠ de toda comunidade. Esses livros nĂŁo sĂŁo meus, sĂŁo para quem quiser levar pra casa, e ficar quanto tempo for necessĂĄrio pra terminar a leitura", explicou ao Calila NotĂcias.
Com o sucesso do projeto, que vem sendo divulgado em rådios locais, Maria Clara chegou a Salvador na última terça (26) e conheceu a biblioteca do campus I da UNEB, no Cabula. Por lå, a coordenadora do sistema de bibliotecas da UNEB se emocionou com o exemplo da menina e se dispôs a visitar o local e ajudar na ampliação do projeto da coiteense.
Jå na fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria de Cultura do Estado, foi recebida pela diretora do Livro da Leitura, Mariangela Nogueira, que se entusiasmou com a história e garantiu apoio imediato, doando uma caixa de livros com cerca de 50 exemplares.
*Com informaçþes do site Calila NotĂcias.
0 ComentĂĄrios