Pela estimativa do movimento, 286 deputados votarão a favor do impeachment, enquanto 112 estão indecisos e 115 são contrårios. São necessårios 342 votos para a presidenta ser afastada pela Câmara dos Deputados.
O movimento prĂł-impeachment jĂĄ fez açþes semelhantes em SĂŁo Paulo e no Rio de Janeiro, quando divulgou nomes de deputados contrĂĄrios ao afastamento ou indecisos. O estudante e empresĂĄrio VinĂcius Carvalho, 24 anos, participante do Vem pra Rua e do Movimento Brasil (MBR), afirma que, alĂŠm de pressionar parlamentares, o objetivo ĂŠ informar a população.
“A ideia ĂŠ mostrar para a população a quantas estamos de estimativa e tambĂŠm [dar] transparĂŞncia, conscientizar para as prĂłximas eleiçþes”, afirmou. Carvalho negou que os manifestantes prĂł-impeachment sejam contrĂĄrios sĂł ao PT, partido da presidenta, sem protestar contra a corrupção em outros partidos. “NinguĂŠm defende que saia sĂł o PT. A gente ĂŠ contra a corrupção”, afirmou.
O manifestante estava fantasiado como Pixuleco, boneco que representa o ex-presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva em roupas de preso. Segundo Carvalho, na semana que estĂĄ começando, militantes do Vem pra Rua e do MBR procurarĂŁo polĂticos em aeroportos para protestar e pressionĂĄ-los. Eles tambĂŠm prometem ocupar o gramado da Esplanada dos MinistĂŠrios nos dias 15,16 e 17.
A ComissĂŁo Especial do Impeachment retomarĂĄ as discussĂľes sobre o parecer do deputado Jovair Arantes (PTB-GO) amanhĂŁ (11) Ă s 10h. O colegiado vai ouvir os lĂderes partidĂĄrios e, posteriormente, iniciar o processo de votação do relatĂłrio. A anĂĄlise em plenĂĄrio estĂĄ prevista para começar na sexta-feira (15) e pode se estender pelo fim de semana.
O empresĂĄrio Luciano do Nascimento Ferreira, 38 anos, ficou sabendo da mobilização deste domingo pela internet e compareceu com os filhos Pedro, 8 anos, e Gustavo, 5. “Vim para eles participarem da situação polĂtica, acompanharem de perto”, disse. O ato na Esplanada tinha carro de som, balĂľes verdes e amarelos e muitas crianças acompanhando os pais.
0 ComentĂĄrios