Dia 1º de setembro de 2015. A data certamente jamais serå esquecida pelos fãs do vale tudo. Afinal, uma das lendas do esporte, o baiano de Vitória da Conquista Rodrigo 'Minotauro' Nogueira anunciou nesta terça-feira, 1º, em uma coletiva de imprensa, no Rio de Janeiro, sua aposentadoria do MMA (Artes Marciais Mistas, na sigla em inglês).
Aos 39 anos, Minotauro deixa para trås as luvas, protetor bucal e calção. Agora, irå usar calça, terno, paletó e sapatos. Isto porque, o brasileiro não deu 'adeus' definitivo ao esporte que lhe consagrou. Ele assumiu a função de Embaixador de Relacionamento com Atletas do UFC Brasil, uma espÊcie de 'caça talentos'.
Em seu novo cargo, segundo comunicado do UFC - principal torneio de vale tudo do mundo-, Minotauro "vai participar de diversas iniciativas pelas regiĂľes do Brasil. Ele serĂĄ a ligação da organização entre atletas, patrocinadores, mĂdias e ĂłrgĂŁos governamentais (...), irĂĄ auxiliar o UFC a manter o mais alto padrĂŁo dos lutadores e, ao mesmo tempo, atuar como um mentor de jovens atletas".
Contactado pela reportagem, Minotauro não se mostrou abatido. Ao contrårio, disse estar "honrado em poder continuar os laços com o UFC". "à aquela coisa, foi um prazer para mim ter recebido esse convite de Dana White, Lorenzo e Frank Fertitta (donos do UFC). Como eu disse na coletiva, sempre tive a paixão de acompanhar o desenvolvimento de novos atletas. Quero dar minha contribuição para o surgimento e desenvolvimento de jovens talentos".
Ao logo de 16 anos de carreira e competindo nos principais eventos do mundo- entre eles o extinto Pride -, Minotauro acumulou 34 vitĂłrias, um empate, um 'No Contest' (luta sem resultado) e apenas 10 derrotas.
Curiosamente, trĂŞs delas vieram em suas Ăşltimas trĂŞs lutas - os reveses foram diante de FabrĂcio Werdum (2013), Roy Nelson (2014) e Stefan Struve (2015). A Ăşltima vez que Minotauro venceu no UFC foi em 2012, na edição 153, no Rio de Janeiro. Na oportunidade, ele finalizou Dave Herman no segundo round, com uma chave de braço.
Desde entĂŁo, o baiano sofreu com sucessivas lesĂľes nas costas, joelhos e ombro. Fato este que nĂŁo lhe permitiu fazer mais que uma luta por ano. "Tem hora que o corpo nĂŁo aguenta", ressaltou ele, que promove um seminĂĄrio, sĂĄbado, Ă s 10h, na Academia Champion, na Cidade Nova.

0 ComentĂĄrios