O número de HIV positivo tem crescido na região de Santo Antônio de Jesus neste ano de 2015. O teste de sífilis tem dado positivo também em gestantes. Leila Lemos, Técnica da Vigilância Epidemiológica do Núcleo Regional de Saúde, disse que a grande preocupação são os casos de sífilis congênitas, que não são diagnosticadas ou não são tratadas em tempo oportuno.
Nesses casos há o aborto ou a criança nasce com o problema. “… O próprio município, não vai atrás desse paciente para fazer uma busca ativa adequada”, relatou. Segundo Leila, no início do ano o Núcleo teve uma dificuldade em comprar a penicilina, pois teve uma falta nacional de todos os fornecedores.
Já a fisioterapeuta Sinara Bonfim disse existir uma preocupação com o aumento do número de HIV positivo na população relativamente jovem dos 13 municípios que fazem parde do núcleo . “Estamos fazendo um trabalho educativo para que os jovens entendam que a proteção é fundamental, o uso da camisinha pode evitar uma gravidez, mas acima de tudo de adquirir a doença”, salientou.
*Blogdovalente

0 Comentários